Impulsiona Negócios: capacitação de empreendedores locais

Na última segunda-feira, 23, teve início, no Centro de Convenções de Pirapora, o curso “Pequeno Negócio: Saiba Como Vender para Órgãos Públicos”, promovido pela Prefeitura Municipal de Pirapora, por meio do Programa Impulsiona Negócios, em parceria com o Sebrae. A formação, conduzida pelo consultor Leonardo de Miranda Mendes Salomão, vai até quinta-feira (26) e tem como objetivo capacitar empreendedores locais para atuar de maneira prática e eficaz nas licitações e contratações públicas.
A aula inaugural contou com a participação de 38 empreendedores do município, além de representantes do poder público e responsáveis pelas compras públicas da Prefeitura de Pirapora, do SAAE, da Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire, do IFNMG e da Capitania Fluvial do São Francisco. O encontro teve como destaque a importância de conhecer e dominar todas as etapas para disputar e vencer licitações, ampliando as oportunidades para as micro e pequenas empresas da cidade.
Na abertura, a analista do Sebrae MR Pirapora, Kátia Leite, agradeceu a presença de todos e destacou a relevância das compras públicas para o desenvolvimento econômico e para o fortalecimento dos pequenos empreendedores locais. “Levar conhecimento e orientação prática aos empresários contribui para tornar as licitações mais acessíveis e aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas”, disse.
O secretário de Governo, Hélio de Mendonça Júnior, reforçou que aumentar a participação dos empreendedores locais nas compras governamentais não é apenas uma estratégia para tornar as licitações mais eficazes, mas uma maneira de garantir que os recursos do município circulem e beneficiem diretamente a comunidade.
“Ao oferecer treinamentos e qualificação para o empresariado local, Pirapora dá um passo importante para construir uma relação mais transparente e inclusiva entre o poder público e a iniciativa privada. Os empreendedores ficam mais preparados e seguros para responder às demandas do município, enquanto a cidade passa a contar com fornecedores locais mais qualificados, fortalecendo a economia e promovendo desenvolvimento sustentável para todos”, destacou o secretário.
Ao longo de quatro dias, serão abordadas todas as etapas para que as micro e pequenas empresas possam disputar e vencer licitações públicas, com foco em tornar o processo mais claro e acessível. Dessa forma, a prefeitura e o Sebrae fortalecem a parceria para transformar conhecimento em oportunidades, ampliando a participação dos empreendedores locais nas compras públicas.