SEJUC e CAPSij dão início ao Projeto “MovimentaMente”

Nesta semana, a Prefeitura de Pirapora deu início ao Projeto “MovimentaMente”, que é viabilizado pela parceria entre a Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (SEJUC) e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil de Pirapora (CAPSij). Com o objetivo de fortalecer as atividades coletivas externas, ofertando modalidades esportivas e atividades físicas para os pacientes, a proposta promoverá também o bem-estar, a reinserção social e a oportunidade de protagonismo aos participantes, além da melhora clínica.
Conforme o Plano de Atividades definidos pela SEJUC e o CAPSij, as práticas esportivas estão sendo desenvolvidas em dois ambientes diferentes, com o acompanhamento técnico dos profissionais da SEJUC. Nas tardes das terças-feiras (das 13hs às 17hs), 20 adolescentes fazem a musculação na academia, e nas manhãs das quartas-feiras no Ginásio Poliesportivo João Caires de Oliveira, 12 crianças têm a oportunidade da prática das modalidades de futsal, vôlei, peteca, queimada e funcional.
De acordo com a coordenadora do CAPSij, Paulielly Glória, essa iniciativa adotada em Pirapora vem ganhando destaque, dentre as práticas inovadoras da Atenção Secundária de Saúde, o que levou à participação no Seminário Internacional de Práticas Inovadoras. Em abril, a equipe do centro também participou da Mostra Nós na Rede, da Fiocruz e do Ministério da Saúde.
Por se tratar de uma ação acolhedora e inspiradora, o secretário de Esporte Alan Gitirana enxerga esse projeto como um mecanismo transformador. “O esporte é uma das políticas públicas que garantem a inclusão social e com essa parceria vamos também contribuir para a saúde mental e agregar na atuação do CAPSij de Pirapora, que hoje é uma referência em nosso estado”. Valorizou o secretário.