Campanha Abril Azul foi o destaque da semana na Rede Municipal de Ensino de Pirapora

Publicado em: 4 de abril de 2025
Publicado por: Jornalista Hebert Vinicius

A Prefeitura de Pirapora, via Secretaria Municipal de Educação (SEMED), deu início a Campanha Abril Azul, nesta semana, na Rede Municipal de Ensino e suas respectivas comunidades escolares. Além de ações estratégicas e pontuais, o cronograma elaborado prevê diversas iniciativas e parcerias para dar ainda mais ênfase na conscientização de toda a sociedade em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O ponto de partida da SEMED foi a Roda de Conversa, promovida pela equipe de Serviço de Apoio à Inclusão (SAI), com os diretores e especialistas das unidades municipais, no auditório da AMMESF. Na oportunidade, foi apresentado aos profissionais o tema de 2025: “Ensinar com empatia, compreender com o coração”. Neste sentido, o momento de reflexão possibilitou o entendimento da abordagem a ser adotada nas unidades, envolvendo todos os profissionais e alunos.

Também nesta semana (02/04), a SEMED esteve envolvida na Caminhada de Conscientização em parceria com a APAE, pelas principais ruas do Centro de Pirapora. Este ato vai de encontro com um dos objetivos da campanha que é o fortalecimento da cultura da inclusão e sensibilidade nas escolas e sociedade em geral.

“Todos os anos, com essa Campanha do Abril Azul, buscamos sensibilizar e capacitar as equipes de profissionais das escolas e creches sobre o Transtorno do Espectro Autista. Serão desenvolvidas inúmeras ações colaborativas entre professores, especialistas e diretores para implementação de práticas inclusivas, garantindo adaptações necessárias, promovendo um ambiente mais acessível e estimulando o respeito à diversidade no contexto escolar”. Projetou a secretária de Educação Jacqueline Guimarães.