Casa de Cultura Afro Gerais de Pirapora comemorou 60 anos

Publicado em: 28 de novembro de 2024
Publicado por: Jornalista Hebert Vinicius

Com o apoio da Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), a Casa de Cultura Afro Gerais comemorou seus 60 anos, com uma programação especial durante os dias 19 a 23 de novembro, que celebrou também o mês da Consciência Negra. Dentre as ações e atividades desenvolvidas, foram oferecidas ao público palestras, oficinas, exposição e apresentações culturais temáticas.

De acordo a proposta da Casa de Cultura Afro Gerais, o evento “60 anos do Ilê Axé Odejun Queá” foi preparado para comemorar a trajetória, as conquistas e o engajamento em causas sociais da ong, que tem como grande referência Dona Maria Curtinha, considerada um ícone para a tradição, a ancestralidade e a cultura de resistência Negra na região.

Contribuíram para a programação de palestras a psicóloga Mariana Rodrigues, a dentista Djuliane Vieira, a fisioterapeuta Adriana Katia Emiliano, o advogado Juliano Pereira de Freitas (Presidente da Comissão de Promoção de Igualdade Racial e Minorias da Subsessão da OAB Pirapora) e o advogado Tafarel Cezar de Oliveira (Professor de Direito e Membro do Grupo Pretitude da Universidade Federal de Uberlândia). Além disso, foram presenças marcantes o grupo Afoxé Odoyá, os artistas da Casa de Cultura, Babalorixá de Valparaíso, Ribamar Veleda, do Ilê Axé Onisegún, o presidente do COMPIR, Prof. Samuel d Silva e também líderes religiosos de Pirapora e Buritizeiro.