2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Publicado em: 29 de maio de 2024
Publicado por: Kelly Cristina

Com o tema ‘Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS Acontecer’, foi realizada nesta quarta-feira 29 de maio, no CEPS, a 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (etapa da 4ª CNGTES), organizada pela SESAU e Conselho Municipal de Saúde de Pirapora.

A palestra Magna sob o eixo temático citado acima foi proferida pelo secretário de Saúde de Pirapora, Rafael de Paula Lana, sendo parte do processo de fortalecimento das instâncias de controle social como espaços de discussão em torno das políticas voltadas para a valorização dos trabalhadores e implementação das ações de promoção da equidade, expansão do acesso da população às ações e serviços de saúde, considerando a universalidade da atenção e a integralidade do cuidado.

“É um momento importante em que os trabalhadores da saúde contribuem com propostas para promover políticas públicas para o território, com o objetivo de garantir mais assistência para a população”,  ressaltou o secretário de saúde, Rafael Lana.

Na abertura aconteceu a apresentação do grupo da Casa de Cultura Afro Gerais, sob regência do maestro Pedro Henrique. A conferência contou com a presença do prefeito de Pirapora, Alex Cesar, o presidente da Câmara Municipal de Pirapora, João Maurício da Silva, o vereador Tom, o diretor do Centro Estadual de Atenção Especializada, Walclísio Caires, o médico Dr. Vicente Paulo de Oliveira, demais profissionais de saúde da secretaria, fundação hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire, GRS, CEAE, conselheiros e acadêmicos.

O prefeito de Pirapora, Alex Cesar falou sobre os avanços da saúde de Pirapora, “estive visitando outros países em comitiva, e uma das coisas que percebemos foi o quanto é importante o nosso trabalho, dos gestores que investem em saúde pública no Brasil para a população. Aqui em Pirapora tivemos muitos avanços, como a construção do Centro de Tratamento Oncológico, e queremos fazer muito mais”, garantiu o prefeito.

O enfermeiro e diretor financeiro da SESAU, Leandro Santos Bandeira fez a leitura e aprovação do Regimento Interno, e ministrou a palestra sob o eixo temático, “Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

A palestra sob o eixo temático: Democracia, controle Social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde foi apresentada pela mestre e especialista em Promoção da Saúde pela UFMG, a fisioterapeuta Adriana Kátia Emiliano Souza (seção de governança regional de saúde). Ela fez um apanhado histórico dos avanços desde 1941 até os dias atuais, citando a valorização científica, a importância da vacina e dos movimentos organizados de saúde para a construção do SUS.

A palestra sobre o eixo temático: trabalho digno, decente, seguro e humanizado, equânime e democrático no SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil, foi apresentada pelo enfermeiro e diretor de assistência à saúde Gilson Paulo Nascimento. Ele tratou sobre deveres e os direitos dos profissionais de saúde, segurança no trabalho, formação profissional, o enfrentamento da precarização do trabalho na saúde em tempos de globalização e outros temas.

Após as apresentações dos palestrantes, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Pirapora, Reginaldo Miranda agradeceu a presença de todos e reuniu os grupos para discussão dos temas, análise e formulação das propostas.