1º Jornada da Atenção Primária à Saúde de Pirapora e Semana da Enfermagem

Publicado em: 8 de maio de 2024
Publicado por: Kelly Cristina

Nesta terça-feira, 7, no Portal de Eventos foi realizada a abertura da 1º Jornada de Experiências Exitosas da Atenção Primária à Saúde de Pirapora.

A coordenadora da Atenção Primária, Aline Fagundes falou da alegria de celebrar  a semana da enfermagem, “o evento tem por objetivo dar mais visibilidade as ações da saúde da família. Temos um papel vital. Somos os guardiões do primeiro contato, e os pilares da saúde no momento de necessidade. O ideal é que permaneçamos firmes para servir com integridade e respeito, nutrindo a esperança e a cura”, destacou.

Para a representante da Câmara Municipal de Pirapora e presidente da Comissão de Saúde do Legislativo, Shirley da oncologia, “contamos com essa administração há um ano atrás quando lutamos juntos para melhorar o piso da enfermagem. O que seríamos de nós sem vocês na última pandemia de Covid que todos enfrentamos”, lembrou a vereadora.

“Houve um reconhecimento da classe. Hoje realizamos o pagamento do piso tanto para o técnico quanto para o enfermeiro. Essa valorização dos profissionais é importante. Também temos a alegria de anunciar que teremos duas unidades de saúde sendo entregues, com profissionais capacitados para cuidar e salvar as vidas”, disse o presidente da fundação hospitalar e secretário de governo de Pirapora, Paulo Rogério Silveira.

“É preciso que nossas escolhas sejam baseadas na esperança” ressalta o secretário de saúde de Pirapora, Rafael Lana, e continuou; “as críticas vão acontecer e vai servir para o nosso crescimento, mas é importante que vocês acreditem em vocês. Só assim pudemos enfrentar a pandemia e muitas vezes carregando pessoas negacionistas que não acreditavam na vacina para vacinar. E por meio do nosso trabalho fomos noticiados em Montes Claros e outras mídias. Agora, somos referência na macro, construimos um relatório de gestão, o Plano Anual de Saúde baseado em metas, o protocolo de enfermagem, um serviço de qualidade para a pessoa ostomizada; reconstruimos fluxos, a busca ativa na Atenção Primária  e reconstruimos o programa Melhor em Casa e, com tudo isso e muito mais a saúde alcançou níveis elevados de excelência, garantiu o secretário de saúde de Pirapora.

Durante o evento também foi comemorado os 30 anos de saúde da família. E aconteceu a palestra: “Aspectos Éticos e Legais da Saúde da Família”, com o diretor financeiro e responsável pelo Coren em Pirapora, o enfermeiro Leandro Bandeira. O evento também contou com a presença do diretor, alunos e profissionais da FAC/Funam e com o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Pirapora, Reginaldo Miranda.