Ampliado pela Prefeitura de Pirapora, Projeto Educação em Tempo Integral já é realidade na Escola Coeli Ribas

Publicado em: 26 de abril de 2024
Publicado por: Jornalista Hebert Vinicius

Implementado em 2023 e desenvolvido de forma pioneira pela Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o Projeto Educação em Tempo Integral alcançou mais uma importante conquista. Nesta quinta-feira (25/04), a expansão da proposta foi consolidada na Escola Municipal Coeli Ribas, onde foram iniciadas as atividades do Tempo Integral no período vespertino.

Sendo assim, a unidade escolar do Bairro Cidade Jardim se junta à Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida (escola piloto), como referências na Educação em Tempo Integral na região. De acordo com a SEMED, assim como foi adotado na escola do Bairro Aparecida, serão ofertadas na Coeli Ribas oficinas de nivelamento da língua Portuguesa, práticas experimentais matemática/Ciências, Inglês, Estudos Orientados, Artes, Dança, e práticas esportivas.

O Projeto Educação em Tempo Integral é baseado nas diretrizes de equidade, inclusão, contemporaneidade e sustentabilidade que fundamentam o desenvolvimento das oficinas pedagógicas. Para 2024, “O Trem do Conhecimento”, é o responsável em conduzir os alunos a desbravarem os espaços em que vivem e conhecer a fundo os territórios ricos em experiências, tornando-os protagonistas das suas histórias e agentes transformadores.

Para o enriquecimento do Planejamento de Atividades do Projeto, a SEMED firmou parcerias com empresas, órgãos, profissionais que são referência e instituições. Dentre eles, estão o Sebrae, que contribuirá na área do empreendedorismo, o SAAE (oficina de Meio Ambiente), a Polícia Militar (palestras), a Universidade Estadual de Montes Claros (capacitações de profissionais e contribuição dos acadêmicos), o DER (trânsito) e a Banda Sinfônica Jovem (aulas de música para os alunos).