Profissionais da enfermagem participam de capacitação no CEPS

Publicado em: 11 de abril de 2024
Publicado por: Kelly Cristina

No dia 11, no período da tarde foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora (SESAU), uma capacitação junto aos profissionais de enfermagem no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS).

A Saúde da Família é componente estratégico da Atenção Primária à Saúde (APS), um dos eixos do Sistema Único de Saúde (SUS), constituindo-se como a principal porta de entrada, e o centro articulador de acesso dos usuários do SUS e às Redes de Atenção à Saúde (RAS). Para a melhoria da assistência à saúde da população e a ampliação de acesso aos serviços de saúde ofertados, fez-se necessário a elaboração de um instrumento voltado à Enfermagem no cuidado ao cliente com HAS: ‘o Protocolo Assistencial de Enfermagem/ Hipertensão e Diabetes no Município de Pirapora’, já que o enfermeiro é um profissional importante na melhoria dos índices de saúde das pessoas, e vem contribuindo na efetivação dos princípios do SUS e na consolidação da APS.

A enfermeira e especialista em Saúde da Família, Michele Conceição de Paula Dias falou sobre o protocolo assistencial de enfermagem e o agendamento, que na área da saúde são registros padronizados de procedimentos baseados nas melhores evidências científicas e que auxiliam na tomada de decisão do profissional.

A Referência Técnica da MAC – Média e Alta Complexidade citou o programa de Hipertensão Arterial e Diabetes, “o Programa Hiperdia, que tem por objetivo cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos a fim de que através do cuidado especial, consigamos fazer um controle das doenças e garantir uma melhor qualidade de vida dos pacientes”, ressaltou Michele Dias.

“A incidência e a prevalência da Hipertensão Arterial crescentes, deve-se principalmente pelo estilo de vida caracterizado pela inatividade física e por hábitos alimentares, que predispõem ao acúmulo de gordura corporal; pelo envelhecimento populacional e por avanços no tratamento das doenças. A partir do protocolo de Hipertensão Arterial o enfermeiro vai passar a realizar: o rastreamento da H.A, classificação do risco cardiovascular, consultas de enfermagem (intercaladas com o profissional médico); anamnese, exame físico, diagnóstico das necessidades de cuidado, orientar sobre o tratamento não medicamentoso, solicitação de exames de rotina do hipertenso, renovação das receitas, desde que o cliente esteja com pressão arterial controlada”.

Durante o treinamento também teve orientações sobre hábitos de vida e cuidados com a saúde, “A prática de exercício físico é determinante na prevenção da doença de etiologia multifatorial associada à predisposição genética, idade avançada, excesso de peso, sedentarismo e hábitos alimentares não saudáveis”, destacou a referência técnica da MAC, Michele Dias.