Apae Pirapora e Serdi iniciam o abril azul com a palestra: Autismo na Prática

Publicado em: 1 de abril de 2024
Publicado por: Kelly Cristina

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a equipe do Serviço Especializados de Reabilitação da Deficiência Intelectual (SERDI) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Secretaria Municipal de Saúde, promoveram nesta segunda-feira, 01 de abril, às 14h, no auditório do Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS), a palestra: “Autismo na Prática”.

A diretora da APAE – Pirapora, Shirley Lebron explicou que o intuito do evento é levar mais informações a respeito do cuidado e acolhimento humanitário do aluno autista para a comunidade escolar e as famílias. É um momento muito rico, uma oportunidade de trocar conhecimento, experiências e situações vivenciadas no dia a dia. A federação das APAES tem como meta preparar os portadores de deficiência intelectual para a vida adulta”. Ela apresentou a equipe do SERDI e informou que, “o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) se caracteriza por dificuldade na comunicação social recíproca, na interação social, como por exemplo: manter o contato visual, comportamentos repetitivos, interesses restritos, além de dificuldade de identificar expressões faciais, compreender gestos comunicativos, expressar as próprias emoções e fazer amigos. Também falou sobre as principais causas, sobre os sinais e sintomas. E lembrou que a criança tem o adulto como um espelho, se o adulto falar alto, ela vai repetir o comportamento, e muitas vezes uma conversa para ela, ‘soa como um grito’. É fundamental que os pais elevem essa criança e nunca diminua a capacidade delas, pois a maioria tem uma cognição acima da média, tem capacidade de percepção avançada pois são bastante sensíveis”.

A psicóloga Tatiane Mendonça lembrou que muitos pais tem dificuldade em aceitar a condição do seu filho quando diagnosticado. “A rede de apoio existe para promover a inclusão. Tanto a família, como a comunidade escolar precisa se priorizar e estar preparada para acolher e se adaptar à necessidade do aluno autista, porque cada indivíduo é único”.

Para a assistente social, Taís Duarte que falou sobre acolhimento e orientação, “é muito bonito falar sobre autismo, mas precisamos fazer a inclusão acontecer na prática”, ressaltou.

Após as palestras dos outros profissionais e a participação dos professores, a coordenadora Andréia Dias Abreu apresentou a equipe do setor de Serviço de Apoio à Inclusão da Secretaria Municipal de Educação de Pirapora. E falou em nome da SEMED, representando a secretária Jacqueline Guimarães; “é fundamental garantir uma rede de profissionais qualificados, capacitados e aptos para atender as crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A SEMED tem esse compromisso de promover a educação pública inclusiva, acessível e com qualidade”.