Momento de prevenção contra o câncer do colorretal

Publicado em: 26 de março de 2024
Publicado por: Kelly Cristina

Na manhã do dia 26, foi realizado na sala de espera junto aos pacientes da Unidade Ambulatorial de Pirapora em alusão ao março Azul Marinho, um momento de reflexão, com o Tema: prevenção contra o câncer do colorretal.

O momento, contou com a parceria do SASPO (Serviço de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada), e do Setor da Oncologia/SESAU, que enviou a estagiária em Nutrição, Bárbara Lemos, para falar sobre a principal forma de Prevenção, não somente do Câncer Colorretal, mas de todos os tipos de Câncer que são: “alimentação e hábitos de vida saudáveis”.

“Esse tipo de câncer está em terceiro lugar entre as causas mais comuns de morte por câncer, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) e as estatísticas indicam que nos próximos anos, os números poderão ser ainda maiores. A detecção precoce pode ser realizada através do exame de sangue oculto nas fezes ou colonoscopia em pessoas a partir de 35 anos que tenham histórico na família de câncer de colo ou reto, e a partir de 50 anos nas demais pessoas. Alguns dos sinais e sintomas mais comuns podem ser mudanças no hábito intestinal como diarreia ou prisão de ventre; dor na região abdominal acompanhados de náuseas, vômito e emagrecimento, além de perda de sangue nas fezes”, ressaltou a enfermeira Lucy Sobieski.

“O diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura”, por isso, de acordo com a enfermeira Lucy, devemos estar sempre atentos aos sinais do nosso corpo e tentar melhorar a cada dia, nossos hábitos de vida.