Prefeitura, Sesau e Apae entregam cadeiras de rodas

Publicado em: 22 de março de 2024
Publicado por: Kelly Cristina

A APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Pirapora) completa 30 anos de existência neste ano, com muitos motivos para comemorar. Nesta quinta-feira, 21, às 9h, a associação e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde realizaram a solenidade de entrega de cadeiras de rodas especiais do Banco de órteses, próteses e aparelhos locomotores de Pirapora.
“Nós almejamos muito mais. Eu aproveito a oportunidade para parabenizar o diretor Gilson Paulo Nascimento e a toda equipe de saúde de Pirapora, pois ao idealizar esse projeto, conseguimos virar a chave para transformá-lo em realidade”, afirmou o secretário de saúde, Rafael Lana.
“Um ato de coragem da nossa querida professora, dona Gecy Rocha de Melo que quebrou as barreiras do preconceito e abriu as portas para a inclusão, fundando assim a nossa Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Pirapora. Além da educação de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, conquistamos o EJA para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla possam ter a oportunidade de concluírem mais uma etapa dos estudos na escola especial Hermínia Alkimim, com uma equipe de professores experientes e habilitados para nossos mais de 170 alunos. Implantamos o Centro Dia que atende hoje mais de 60 adultos com deficiência que já tiveram o percurso escolar concluído. Conquistamos o SERDI para que as crianças com deficiência intelectual e autismo, tenham tratamento e acompanhamento por uma equipe pluriprofissional composta por médico neurologista, 2 psicólogos, 2 fonoaudiólogas, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social e psicopedagogia. Hoje, atende 200 pacientes com terapias semanal ou quinzenal, totalizando aproximadamente 500 atendimentos mensais. Temos um cadastro com 520 pessoas na fila de espera. E veio o projeto Miguilim que trata da saúde auditiva de crianças de 0 a 3 anos, destaco que esse exame é importante para investigar sobre o autismo. É um projeto em fase de implantação em parceria com a Prefeitura, Secretaria de Saúde de Pirapora e Secretaria de Estado de Saúde. E o Banco de Ortese e Protese que já beneficiou de 2021 até agora, mais de 100 aparelhos locomotores, um projeto apresentado pelo vereador Tom e Gilson da Sesau que sempre será lembrado pelas famílias contempladas. Aproveito para agradecer a Adriana Menezes por nos abrir as portas para a LIASA, e isso facilitou a construção do projeto dessa quadra, sendo este o primeiro evento nela. Agradeço a presença de todos, ao prefeito e sua administração, a secretaria de saúde, que contribuíram para a realização desses projetos”, destacou a diretora da APAE, Shirley Lebron.
A vice-prefeita de Pirapora, Anamaria Burle fez um discurso emocionado, “eu fui a primeira fisioterapeuta da APAE, quando em 1999 iniciei um trabalho voluntário junto a dona Gecy Rocha de Melo. Naquela época, não poderíamos nem sonhar que seriam mais de 100 pessoas beneficiadas. Agradeço a esse governo justo, foram R$ 420 mil reais bem investidos, e tudo isso nos enche de esperança”.

Falou em nome da Câmara Municipal, o vereador Tom, que agradeceu a colaboração de todos que abraçaram este projeto de Lei, e o apoio do vereador Leandro Rios. “Estamos falando de um projeto que propõe meios auxiliares de locomoção e vai transformar a vida daqueles que estão na fila de espera, reduzindo esse tempo”, garantiu.

Em nome das pessoas com deficiência, Gilberto Januário da Fonseca falou que só tem gratidão. “Agradeço o atendimento e a assistência recebida da secretaria de saúde. Antigamente, este era um grupo praticamente esquecido dentro da cidade. Agora, ninguém me segura”.

Para o prefeito de Pirapora, Alex Cesar, “é um dia muito especial onde estamos entregando produtos de ponta da melhor qualidade possível, são cadeiras de rodas da Ortobras.  Esta ação representa liberdade e vida nova. São 111 aparelhos locomotores.  56 cadeiras de rodas tetra, 23 cadeiras de banho, 5 andadores mais um de transferência, 9 cadeiras motorizadas, elevador, além de um carrinho postural, 3 órtese, e uma prótese. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história. Parabéns a todos”, conclui o prefeito.

Participaram, além das autoridades municipais e vereadores, representantes de entidades, Maçonaria e associações, indústria e comércio, Sindicato dos Produtores Rurais, comunidade Apae e servidores municipais.