Pirapora é destaque em série da TV Rede Minas

Publicado em: 22 de março de 2024
Publicado por: Jornalista Hebert Vinicius

Pirapora com sua cultura, história e personagens, novamente, é a grande protagonista da vez. Na série que vai estrear nesta sexta-feira (22/03) às 18:30, na TV Rede Minas, são abordados os saberes da navegação no rio São Francisco, a partir das histórias dos pescadores e da tripulação do barco à vapor Benjamim Guimarães. Além disso, o conteúdo produzido também destaca o trabalho dos artesãos que herdaram a técnica de escultura dos mestres carranqueiros, dentre outros valores culturais legitimamente piraporenses.

A série que leva o nome “Saberes Ancestrais” foi aberta com o episódio “A Carranca e o Rio São Francisco”, material que foi gravado em setembro de 2023, em Pirapora. De acordo com o Projeto Preserva (responsável pela produção), a temporada vai documentar a arte popular produzida em comunidades que usam a matéria-prima local. Neste sentido, personagens e artistas piraporenses históricos participaram da gravação do episódio inaugural, quando compartilharam seus saberes e um pouco do que é ser barranqueiro em Pirapora.

O episódio já está disponível no canal do youtube do Projeto Preserva. Assista, acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=CMrynV8h2Q8&t=619s