Realizado em Pirapora o 1º Encontro de Dirigentes Municipais de Educação

Publicado em: 19 de março de 2024
Publicado por: Jornalista Hebert Vinicius

Na tarde desta segunda-feira (18/03), foi realizado o 1º Encontro de Dirigentes Municipais de Educação, no auditório da AMMESF em Pirapora. O evento teve a participação de secretários e articuladores (das cidades da regional de Pirapora), os quais compõem a Rede Nacional de Alfabetização, para sensibilização e informações acerca do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Liderado pela secretária de Educação de Pirapora e coordenadora regional da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME), Jacqueline Guimarães, o encontro também envolveu a Superintendência Regional de Ensino (SER Pirapora) e pautou o Plano de Ações em torno do pacto firmado entre os entes federados. O objetivo é superar o índice de 54,4% de alunos não alfabetizados, de acordo com os dados de avaliações realizadas pelo MEC em 2021 e publicado pelo INEP.

“Foi um momento fundamental para o alinhamento de todos os envolvidos, já que foi o primeiro encontro presencial, onde a integração dos dirigentes nos possibilitou reforçar este compromisso assumido, que perpassa por eixos de formação de profissionais da educação, investimento em recursos materiais e infraestrutura, avaliações diagnósticas para acompanhamento e ações de intervenção”. Explicou Jacqueline Guimarães.

Ainda segundo a coordenadora regional do UNDIME, estão previstos como próximos passos a formação para os professores da Educação Infantil (1º e 2º períodos) e a aquisição dos cantinhos de leitura, que serão custeados com recursos descentralizados pelo MEC, repassados às caixas executoras das unidades de ensino.