Ações da Secretaria de Saúde previstas para março

Publicado em: 13 de março de 2024
Publicado por: Kelly Cristina

A Secretaria de Saúde de Pirapora se coloca sempre à disposição para escutar as demandas dos usuários do SUS.

As unidades oferecem uma diversidade de serviços realizados pelo SUS, incluindo: atendimento e acolhimento com classificação de risco, consultas de enfermagem, médicas e de saúde bucal, distribuição e administração de medicamentos, vacinas, curativos, visitas domiciliares, atividade em grupo nas escolas, educação em saúde.

Está previsto para o dia 23, mais um dia “D” de combate e prevenção ao mosquito da Dengue em Pirapora. Estamos priorizando os locais com maior índice de manifestação de casos da doença, realizando um mutirão de limpeza e orientação dos moradores, atuando no atendimento, hidratação e tratamento dos pacientes.

O secretário de saúde Rafael Lana, garantiu que estão sendo feitas campanhas de conscientização nas escolas, unidades de saúde e nas residências, e falou sobre outras ações previstas para esse mês.  “Estamos no mês de prevenção ao câncer de colo de útero. Hoje, no Brasil, o câncer de colo do útero é o segundo que mais mata mulheres entre 20 a 49 anos. Cerca de 99% dos casos são causados pelo HPV. Para evitar esse tipo de câncer, a Secretaria de Saúde fará várias ações programadas, como grupos de educação em saúde para conscientização e orientação sobre prevenção do câncer, inclusive hoje, dia 14 às 8h haverá uma ação nesse sentido sobre o câncer colorretal e renal, na unidade de saúde Ulde Gomes, no bairro Industrial. Também serão feitas ações no dia 21 e 27 desse mês no Santos Dumont, dia 21 de março às 7:30h – Grupo Saúde e Viver (Sede Banda 03 de Maio – R. João Pinheiro 311-343, Santos Dumont) e no dia 27 às 16h Grupo Saúde Viver (Igreja Bom Jesus – R. Treze de Maio, 264, Bom Jesus)”.

E contou ainda que inicia nesta semana a primeira etapa do programa mãe piraporense com capacitação para as unidades de saúde, nesta quinta-feira, 14 no CEPS-Centro de Educação Permanente em Saúde, e também falou sobre a vacinação, “as vacinas do calendário da criança e do adolescente, menores de 15 anos de idade, estão sempre disponíveis nas unidades de saúde, como: HPV quadrivalente, poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, entre outras; BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep. B), Pneumocócica 10-valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Rotavírus Humano (VRH), Meningocócica C (conjugada), Febre amarela, Tríplice viral, DTP (tríplice bacteriana), Varicela, dT (dupla adulto),dTpa (DTP adulto) e Menigocócica ACWY”, destacou.