Qualificação em manejo clínico para arboviroses em Montes Claros

Publicado em: 6 de março de 2024
Publicado por: Kelly Cristina

Pirapora participa do evento da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais – SES/MG de combate as arboviroses. O Secretário Municipal de Saúde de Pirapora, Rafael Lana, esteve junto com a equipe técnica de combate às arboviroses do município de Pirapora, no dia 04 de março, na AMANS em Montes Claros, para participar da ‘Qualificação em manejo clínico para arboviroses e Planos Municipais de Contingência’. Evento realizado nos dias 04 e 05 de março.
Dentro da programação, aconteceu a apresentação das Ações Realizadas pela SES/MG – pelo subsecretário de Vigilância em Saúde da SES/MG, Eduardo Prosdocimi. O Cenário Epidemiológico das Arboviroses e Documentos Orientadores, com Roseli Gomes (CEVARB), e Mobilização Social – Lillian Tararam (SRS Montes Claros). Às 11h, a palestra foi sobre o Centro de Operações de Emergências: Estrutura e objetivos, por: Agna Menezes (CIEVS – SRS Montes Claros).
Durante a tarde; Matriz de responsabilidade: Gestão – Fabiano Pimenta (OPAS), 14h – Matriz de responsabilidade: Vigilância – Roseli Gomes (CEVARB) 14:30h – Matriz de responsabilidade: Controle Vetorial – Fabiano Pimenta (OPAS), 15h – Matriz de responsabilidade: Assistência – Kátia Ramos (SUBRAS), e apresentação dos fluxos assistenciais da macrorregião norte – Coordenadores de Atenção à Saúde das URS Montes Claros, Januária e Pirapora.
Com o registro do aumento dos casos de dengue em Minas, o secretário de saúde de Pirapora entende que a situação do município também é muito preocupante. “Temos alto índice de infestação em toda a microrregião, bem como no município de Pirapora. Em Minas, o governo se antecipou e começou o combate com várias estratégias, inclusive com atendimento online ao paciente e hospital de campanha. Em Pirapora, por meio da implementação do Comitê de Combate às Arboviroses, fizemos ação conjunta com diversos parceiros com o objetivo de ajudar a comunidade a limpar os inservíveis nos bairros. Na nossa primeira ação, ao todo, foram retiradas 47,5 toneladas de inservíveis na limpeza de 5 bairros (1º zoneamento). E nessa ação agradeço ao Corpo de Bombeiros, SAAE, à Loja Maçônica Deus Caridade e Justiça Nº 18, representado o segmento da maçonaria, Polícia Militar, Rotary Clube, Ministério Público, a Gerência Regional de Saúde, a Defesa Civil, as associações dos bairros, as equipes do serviço de epidemiologia, vigilância e os agentes comunitários de saúde, e o poder privado. Também contamos com o apoio do prefeito de Pirapora, Alex Cesar que participou e mobilizou as outras secretarias para apoiar as ações que visam livrar Pirapora dos focos do Aedes Aegypt”, explicou o secretário de saúde.
Na programação do dia 5 de março, foram tratados os seguintes temas: o Acolhimento inicial e classificação de risco do paciente com suspeita de arbovirose – Dr. Mariano Fagundes (SMS Montes Claros) 10:30h – Manejo Clínico de Dengue – Dr. Mariano Fagundes (SMS Montes Claros), 13:30h – Manejo Clínico da Chikungunya – Dr. Mariano Fagundes (SMS Montes Claros), 14:30h – Febre Amarela – Dr. Mariano Fagundes (SMS Montes Claros), 15:30h – Diagnóstico e acompanhamento laboratorial das arboviroses – Clarissa Fernandes Gomes (Laboratório Macrorregional), 16:20h – Rede de referência e fluxos assistenciais – Coordenadores de Atenção à Saúde das URS Montes Claros, Januária e Pirapora.
Além do secretário de saúde de Pirapora, estiveram participando: a coordenadora da APS, Aline Fagundes, a Referência Técnica de Mobilização Social, Erinalda Pereira, a coordenadora da Vigilância Ambiental, Luana Conceição Soares, Patrícia Rodrigues Lima – Referência Técnica de UBV e Iltonei Soares de Souza- Supervisor de UBV, o médico Dr Rafael Antunes e o enfermeiro Laércio Barbosa.