PREFEITURA BUSCA MUDANÇAS SOBRE POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

Publicado em: 27 de fevereiro de 2024
Publicado por: Anna Carolina Palma

Na manhã dessa terça – feira, 27/02, o prefeito de Pirapora Alex Cesar recebeu em seu gabinete uma equipe para falar sobre a população em situação de rua.

No encontro foi falado sobre as politicas publicas direcionadas, por exemplo o centro Pop. Que tem como usuários as pessoas que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência. O coordenador do Centro Pop, Juneo Boas falou sobre o trabalho e o aumento da população em situação de rua nos últimos anos.

“Ficou evidente que o fenômeno das pessoas em situação de rua se intensificou nos últimos anos em todo Brasil, especialmente pós-pandemia. Durante a reunião foi esclarecido que a responsabilidade das pessoas em situação de rua não é exclusiva do Centro POP, considerando a complexidade da questão e tudo que envolve a pessoa está na rua, e ressaltamos a necessidade da participação ativa de diversas políticas públicas e órgãos” comentou Juneo.

Outro ponto importante destacado na reunião é a necessidade de criar meios, para que todas políticas públicas, bem como Ministério Público e órgãos de segurança pública trabalhem juntos. Com isso ficou decidido a criação de um Comitê Intersetorial para a População em Situação de Rua, confirmando a importância da colaboração entre diferentes setores. O objetivo do comitê será ações conjuntas articuladas, promovendo soluções integradas e abordagens efetivas para lidar com esse desafio social, como por exemplo criação de fluxos e protocolos.

O prefeito de Pirapora, Alex Cesar, agradeceu a presença de todos, ressaltou a importância dessa união.
“Criar esse comitê é fundamental para garantir que os setores se envolvam nessa questão e caminhem junto com o poder público assim promover mudanças significativas” comentou o prefeito.

Estava presente na reunião a vice – prefeita, Anamaria Burle, a secretaria da Família e Políticas Sociais, Bilu Diniz, a promotora de Justiça, Dra Natália Nogueira Soares Marra, o secretário de Emprego e Desenvolvimento, Hélio Junior, o comandante da Guarda Municipal, Jefeferson Aparecido Martins de Moura, a procuradora geral do Município, Janielle Karoline Gomes Campos Tavares e representantes da Saúde Mental do Município, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, ACIAPI e CDL.