Cerimônia e conclusão do biênio 2022 a 2024 do Programa de Residência em Saúde da Família e Comunidade

Publicado em: 27 de fevereiro de 2024
Publicado por: Kelly Cristina

No dia 23 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora, por meio da Atenção Primária à Saúde realizou no Centro Educacional Permanente em Saúde (CEPS), a apresentação e defesa dos trabalhos de conclusão em Residência e cerimônia de encerramento do biênio 2022 a 2024, do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade.

O secretário de saúde de Pirapora, Rafael Lana informou que o Programa de Residência em Saúde da Família e Comunidade é a modalidade de especialização in loco, voltada à prática nos territórios de atuação que são as equipes de Estratégia de Saúde da Família.

“A prática se dá no âmbito da Atenção Primária à Saúde, onde os processos são aprimorados e ganham força com a visão ampliada de gerência de equipe, uma vez que a proposta dentro da atuação é de gestão compartilhada pelos atuantes (enfermeiro, cirurgião dentista e psicólogo). O município tem ganho positivo pois a atuação destes profissionais acontece de forma integrada fortalecendo a rede de cuidados”, explicou a referência do programa, a dentista Paula Giovanna Roque Caires.

Para a enfermeira e coordenadora da APS de Pirapora, Aline Fagundes, “aderir ao Programa de Residência Multiprofissional do Ministério da Saúde, é investir na qualidade dos serviços de saúde ofertados a nossa população. E ainda busca ampliar o conhecimento e atualização, com vistas ao aperfeiçoamento profissional em serviço, para o fortalecimento da porta de entrada do SUS, que é a Atenção Primária à Saúde”.