Confira as últimas ações no combate à dengue

Publicado em: 22 de fevereiro de 2024
Publicado por: Kelly Cristina

A Prefeitura de Pirapora e o Comitê Municipal das Arboviroses convoca a população, comércio e comunidade escolar para participar da Campanha de Combate ao mosquito da Dengue -Aedes Aegypti em Pirapora, com o dia ‘D’ marcado para sábado, dia 24 de fevereiro, com concentração às 7h da manhã, na Praça do Coqueirinho.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Luana Soares, “o fumacê tem critérios devido aos casos notificados que a Secretaria de Saúde de Pirapora tem recebido do serviço de Epidemiologia das últimas semanas. “A ação de bloqueio da área é feita conforme os casos notificados, onde são realizados um raio de 300m do quarteirão positivo e nos arredores. Diante do aumento dos casos, foi solicitado ao estado o UBV veicular (Fumacê pesado) que poderá passar em mais localidades devido ao seu poder de alcance. Paciente com suspeita de dengue irá consultar nas unidades de saúde e lá, passarão pela triagem para ver em que grupo se encaixam. Depois disso, se forem do grupo A ficarão na unidade de saúde para hidratação oral. Caso se encaixe no grupo B irá para o ponto de apoio (CTA) que irá receber hidratação venosa, e caso seja grupo C ou D será encaminhado para o hospital municipal”, informou.

De acordo com Regina (VISA), em Pirapora até o momento são 133 casos positivos, negativos 172, 202 em investigação e 4 pessoas hospitalizadas.

“É importante é que a população se conscientize na eliminação do foco do Aedes Aegypti. Por isso é fundamental que os moradores não deixem recipientes que possam acumular água, assim, estamos evitando criadouros e a proliferação de novos mosquitos, pois o aumento da ocorrência de mosquito está associado as altas temperaturas e a temporada de chuvas. “Essa combinação de água e calor faz com que ocorra proliferação dos mosquitos”, explicou o secretário de saúde, Rafael Lana.