Trabalho, resultados e um grande salto nos recursos: Pirapora alcança a sua melhor pontuação da história no ICMS Esportivo

Publicado em: 19 de fevereiro de 2024
Publicado por: Jornalista Hebert Vinicius

O trabalho sério, os investimentos e o comprometimento da Prefeitura de Pirapora com o Esporte para os piraporenses colocaram a cidade em um novo patamar. Conforme o último relatório do ICMS Esportivo (ano base 2022), divulgado pelo Governo de Minas, o município alcançou a sua melhor pontuação na história, graças a sua eficiência na organização e implementação de políticas públicas esportivas, garantidas em um Calendário Esportivo com multimodalidades e inclusivo.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDESE/MG), Pirapora atingiu 1.250 pontos, o que representa um aumento em seu resultado de mais de 467%, em relação ao ano de 2021. Dentre as 556 localidades avaliadas, a cidade ficou na 136ª posição do ranking. Por este desempenho histórico, Pirapora será recompensada com um salto na arrecadação do ICMS Esportivo: de R$ 600,00 mensais para mais de R$ 15.000,00 por mês.

“Este resultado representa um marco importante, ao considerarmos tudo o que vem sendo feito na infraestrutura, na promoção de eventos e no fomento do esporte em Pirapora. Quero agradecer ao prefeito Alex César por todo o respaldo e por acreditar em nosso planejamento e execução das nossas estratégias e ações. O Esporte em Pirapora tem um novo padrão de qualidade e acessibilidade, muito por conta de todo o trabalho dessa gestão”. Avaliou o secretário de Esporte, Alan Gitirana.

Outro aspecto pontuado pelo secretário é que existe uma expectativa ainda maior para os resultados do ano base de 2023, levando em conta o aumento substancial de eventos realizados e apoiados pela secretaria, a quantidade de pessoas envolvidas e a diversidade de modalidades. “Sabemos que deverá ter um aumento no número de cidades participantes, o que traz ainda mais concorrência. Mas estamos seguros de que estamos no caminho certo, investindo e aprimorando nas políticas e programas esportivos, para consolidar Pirapora neste quesito”.

O que é o ICMS Esportivo?

O ICMS Esportivo é um mecanismo, do Governo de Minas Gerais, que regulamenta a distribuição dos recursos oriundos do ICMS e destinados para o fomento à prática e organização esportiva nos municípios. Deste modo, as cidades que concorrem devem se enquadrar nos requisitos previstos pela SEDESE, além de incentivar a organização e implementação de políticas públicas esportivas, por meio do fomento à criação e manutenção de conselhos municipais de esportes e realização de programas e projetos esportivos.