Saúde presente no carnaval com o lançamento do Mexa-se

Publicado em: 14 de fevereiro de 2024
Publicado por: Kelly Cristina

Na abertura oficial, na sexta-feira foi realizado o lançamento do programa Mexa-se, “hábitos de vida saudável”. Os professores Alisson, Renata e Débora deram um show de dança na área de eventos da orla de Pirapora. O evento contou com a participação do prefeito de Pirapora, Alex Cesar, o coordenador do programa, Jaime Tolentino, a coordenadora em Pirapora, Mariana Cláudia e o secretario de saúde, Rafael Lana que fizeram a abertura da festa em cima do trio elétrico e dançaram junto com a família Mexa-se, os 6 pólos.

Os agentes da Vigilância em Saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, e os agentes comunitários de saúde da equipe da Atenção Primária à Saúde fizeram a Operação Carnaval, desde o primeiro dia no sábado (dia 10) até o último dia, nesta terça-feira (13), com o objetivo de levar informação para a população e prevenir o contágio de doenças, visando a promoção da saúde e do bem estar de todos.

Segundo a Grazielle Cassiano Vilas Boas que esteve à frente da equipe de eventos da saúde no carnaval, “estiveram trabalhando conosco e a Secretaria de Saúde vem agradecer o trabalho das duas plantonistas médicas, Thalita Diniz e Gabriela Benfica da Fundação Moisés Magalhães Freire e também agradecemos a Marta e Sara e a coordenadora da atenção primária à saúde, Aline Fagundes e todos os profissionais que foram importantes para a eficácia deste trabalho. Quero parabenizar o brilhante serviço prestado pelos profissionais das ambulâncias ltonei Erike Wesley e Fábio Junior que foram super competentes em socorrer um rapaz que precisou ser hospitalizado com urgência, além de mais 8 casos. Os demais atendimentos foram feitos no posto médico mesmo, que foi devidamente montado para os atendimentos. Agradecemos o secretário de Saúde, Rafael Lana que atuou junto às equipes da secretaria, e eu agradeço muito a todos”, destacou a coordenadora de eventos, Grazielle Vilas Boas.

Também foi realizado pela Secretaria de Saúde de Pirapora junto com os agentes de endemias o desfile do bloco “Todos contra à Dengue”, orientando a população a respeito dos casos da doença que aumentaram muito este ano em Minas e no Brasil. “O objetivo é que a população mantenha todos os cuidados necessários para evitar os focos do mosquito em Pirapora, vamos manter as casas e os quintais limpos”, alertou a Mobilizadora Social da SESAU, Erinalda Pereira. Outro bloco que fez muito sucesso na avenida foi o Saúde Viver.

Os profissionais de saúde também atuaram nas ‘Duchas’ e ao longo da avenida, durante o dia, como também na festa, durante a noite, orientando a população sobre as formas de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Na oportunidade, os agentes também entregaram material sobre o combate aos criadouros do mosquito e prevenção de outras doenças como o Covid-19.