Minas Unida no Combate ao Mosquito da Dengue

Publicado em: 31 de janeiro de 2024
Publicado por: Kelly Cristina

Nesta quarta-feira, (31), no período da manhã, a Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora por meio da UAPS Santo Antônio e Antonio Senra, com participação da Vigilância Ambiental e outros setores, realizou na porta da Gerência Regional de Saúde, uma “Blitz Educativa” com o objetivo de conscientizar a população dos cuidados e combate a Dengue. Ainda na blitz foram abordadas as ações do Janeiro Branco, que objetiva conscientizar a sociedade sobre a importância da Saúde Mental e emocional, reduzir o estigma em torno de temas como ansiedade, depressão e outros transtornos mentais e a importância do respeito diante de cada situação.

Durante a tarde aconteceu uma reunião com os profissionais de saúde que envolveu os 7 municípios da microrregião: Pirapora, Ibiaí, Buritizeiro, Ponto Chique, Várzea da Palma, Santa Fé e Lassance. A campanha “Minas Unida no Combate ao Mosquito da Dengue” está sendo feita em todo o Estado, e na nossa região está sendo organizada pela Gerência Regional de Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde de Pirapora. O Dia “D”, Minas Unida no combate ao Mosquito da Dengue vai acontecer no dia 24 de fevereiro com a realização de um mutirão comunitário de eliminação dos focos e orientação. Mais ações estão previstas para o mês de março (dia 23).

A Gerente Regional de Saúde Tariana Diniz garantiu, “mais uma vez estamos juntos nessa luta, visando alcançar o nosso objetivo principal que é diminuir os casos da dengue e evitar o adoecimento da população”.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da GRS, Flávia Teixeira Mota, apresentou o cenário da Dengue, Zika e Chikungunya em Minas Gerais e na região, “segundo o boletim epidemiológico das arboviroses, em um cenário composto da incidência de casos prováveis de dengue nas últimas 4 semanas por município; Buritizeiro aparece com incidência (baixa) com um caso, Ibiaí (média) com 12 casos, Lassance (muito alta) com registro de 57 casos, Pirapora (baixa) 34 casos, Ponto Chique (4 casos), Santa Fé de Minas (6 casos) e Várzea da Palma (42), estas três cidades estão sendo consideradas com incidência (média)”.  E continuou, “em Minas Gerais, de acordo com o Boletim Epidemiológico das arboviroses urbanas, Dengue, Zika e Chikungunya, foram registrados um total de 64.724 casos prováveis de dengue e confirmados 23.389 casos, com registro de 1 óbito. São 8.682 casos prováveis de Chikungunya, 6.206 casos confirmados e um óbito. A Zika aparece com 1 caso confirmado e nenhum óbito até o momento.  Em Pirapora e região, a preocupação maior é mobilizar toda a população para engajar na campanha contra a Dengue para combater o processo epidêmico”, relatou Flávia Mota.

Além destas ações a equipe da SESAU fez panfletagem na porta da GRS, a respeito de outras doenças, como Zika, Chikungunya e as IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

A psicóloga do Centro de Promoção à Saúde, Mariana Rodrigues, durante a reunião online, falou sobre a importância da cooperação dos setores. E em busca de novos parceiros para participar da próxima reunião online  de combate à dengue e outras doenças, que acontecerá no dia 7 de fevereiro, a GRS através de Lilian Morais, está pedindo apoio dos setores da Secretaria de Saúde, Prefeitura e da população em geral, como por exemplo: vereadores, a comunidade escolar, comércio, indústria, imprensa, a justiça e outros.