Avanços na Secretaria de Saúde de Pirapora

Publicado em: 21 de dezembro de 2023
Publicado por: Kelly Cristina

Os profissionais da Secretaria de Saúde de Pirapora estiveram reunidos no Centro de Educação Permanente em Saúde para debater sobre o Plano de Saúde do período de 2022 a 2025, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde. Cada setor fez a apresentação do planejamento de trabalho para ser executado em 2024.

Dentro das reuniões de alinhamento, as coordenações da SESAU foram divididas e atendidas em diferentes horários. Na oportunidade, o secretário de saúde, Rafael Lana apresentou o relatório de dados do segundo quadrimestre de 2023 que comprovou os avanços na área de saúde em Pirapora.

“É importante destacar os avanços desse ano, a Secretaria de Saúde com o apoio do prefeito Alex Cesar, está revitalizando e reformando a UAP- Unidade Ambulatorial de Pirapora, e construindo o novo Centro de Oncológico de Pirapora, previsto para ficar pronto em março/2024, realmente uma grande obra e benefício para toda comunidade. Também se encontra em fase de construção, uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cidade Jardim. A Saúde tem muitas novidades para 2024”, informou o secretário de saúde, Rafael Lana.

“O complexo regulador foi um salto que tivemos, avançamos muito na média complexidade e nos exames de alto custo quando zeramos a demanda reprimida dos anos anteriores a 2021, no que diz respeito a exames como colonoscopia, ressonância e tomografia”, explicou a coordenadora da regulação da SESAU, Ângela Monteiro.

No Centro de Promoção à Saúde (CTA) todas as metas relacionadas à assistência e manutenção dos serviços e insumos continuam sendo alcançadas com êxito. As testagens e atendimento itinerante no segundo quadrimestre aumentaram em relação ao primeiro, sendo reflexo de melhora no serviço prestado. Sobre a adesão ao tratamento com antirretroviral para HIV e Hepatites B e C, o serviço informou que todo paciente diagnosticado adere ao tratamento inicial, e que ao decorrer do tratamento se houver abandono o paciente assina um termo.

“Para melhoria do atendimento à saúde de Pirapora, o CAPS adulto e o CAPSI (infantil) ganharam dois novos veículos. Atualmente a nova frota da SESAU conta com 2 vans, 3 ambulâncias, 9 carros e 3 viaturas.  As vans servem de apoio para o Tratamento Fora de Domicílio”, informou o diretor de assistência à saúde, Gilson Nascimento.

Na atenção especializada, que engloba a média complexidade e envolve atendimento direcionado para áreas como pediatria, ortopedia, cardiologia, oncologia, neurologia, psiquiatria, ginecologia, oftalmologia entre outras especialidades médicas, a meta nesse momento, é reorganizar a fila do atendimento para cirurgias de cataratas.

Pirapora tem investido na saúde e principalmente no fortalecimento da Atenção Primária à saúde (APS), a qual é a porta de entrada do sistema e ordenadora das ações e serviços de saúde pela rede. “O ano de 2023 tem sido um marco para este serviço em razão do processo de territorialização, com vistas à parametrização do número de pessoas adscritas no território das 17 equipes de APS. Através desse processo, cada equipe passa a ter 3.300 a 3.500 cadastrados, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, possibilitando uma melhoria no acesso dos usuários aos diversos serviços de atenção Básica.  A parametrização além de organizar a demanda de serviços e reduzir a disparidade na sobrecarga de trabalhos entre uma equipe e outra permite um melhor acompanhamento dos usuários pelos Agentes comunitários de saúde, que passarão a ter metas de visitas domiciliares e monitoramento de suas atividades a partir da organização do território de atuação. Cabe salientar que a gestão atual fez a reforma da unidade Carlos Alberto (Aparecida), Antônio Senra (Santo Antônio I e II) e Milton Coqueirinho (São João). Também entregou a UBS do bairro São Geraldo/ Morada do sol, onde implementou as equipes São Geraldo II  e São Geraldo III. Realizou-se a ordem de serviço para a construção das UBS Santa Mariana, Cidade Jardim e Santos Dumont e concluiu a reforma e ampliação da UBS Emídia Pardinho (Santa Terezinha), que em breve será entregue à população. Implantou as equipes de Atenção Primária Prisional (eAPP), com atuação dentro da APAC e Presídio de Pirapora. Descentralizou os serviços de atenção básica que eram sediados na UAP central, ampliou o funcionamento na hora do almoço de 6 salas de vacina para atendimento do público que trabalha e também ampliou o atendimento da equipe São Geraldo III para 12 horas consecutivas, por meio do Programa ministerial Saúde na hora.

Destaca-se ainda, que muito investiu em atividades de educação Permanente em Saúde, com foco no acolhimento e processo de trabalho. Descentralizou os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites virais às 17 equipes de APS e também o atendimento de psicologia.

Ampliou a cota de exames de prevenção do câncer de colo de útero e também de exames laboratoriais, além de investir nas PICS (Práticas Integrativas e Complementares) que tiveram início com as rodas de terapia comunitária integrativa nas áreas de abrangência das equipes de saúde do município. Outro avanço foi em relação à cobertura vacinal, trabalhando em conjunto com a Vigilância epidemiológica e a intersetorialidade, mediante busca Ativa Vacinal e estratégias de vacinação extramuros, levando a vacinação onde o povo está.  “Todas as ações foram realizadas mediante estudo técnico prévio e recomendações do MS, e com um único e grande objetivo: elevar a qualidade de vida da população”, falou a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Aline Fagundes Rabelo.