Defesa Civil promove reunião para enfrentamento dos desastres naturais

Publicado em: 18 de dezembro de 2023
Publicado por: Vinicius Barreto

A Defesa Civil de Pirapora reuniu com instituições de segurança e demais Secretarias municipais envolvidas em ações de enfrentamento a ocorrências de desastres naturais causados por chuvas intensas.

De acordo com a Defesa Civil a definição de estratégias de gestão e enfrentamento ao desastre é de suma importância e garante o atendimento das necessidades mais urgentes dos afetados.

Durante a reuniao foi apresentado o balanço do último período chuvoso 22/23, ações preventivas adotadas pelo município, como instalação de tubos para drenagem em pontos críticos mapeados, limpeza da bacia do bairro Aparecida, entre outras e, apresentação do plano de resposta com ações emergenciais que constam no Plano de Contingência.

O período chuvoso 2023/2024 é marcado com previsão climática com maior probabilidade de chuvas irregulares e abaixo da normalidade. “A previsão é que a chuva venha intercalada com períodos de seca e calor acima da média. Assim, quando a chuva cair, poderá vir mais agressiva, rápida, acompanhada de muito vento, com possibilidade de granizo”, explica a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A Defesa Civil salienta que esta união de esforços de todos os órgãos é primordial durante os momentos de crise.

Participaram, também, do evento o Tenente Junior e Sargento Rômulo da 14ª Regional de Defesa Civil de MG; representantes da Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Secretarias municipais da Família e Políticas Sociais, de Infraestrutura, de Saúde e de Educação.