Dezembro Vermelho de prevenção ao HIV na microrregião

Publicado em: 1 de dezembro de 2023
Publicado por: Kelly Cristina

O Centro de Promoção em Saúde de Pirapora Cristiano de Azevedo (CTA, SAE, UDN)  realiza o atendimento de toda microrregião. Em média são feitos de 600 a 1500 testes rápidos mensais, 2 mil testes itinerantes e o centro conta com aproximadamente 150 pacientes em atendimento. Os testes também são feitos nas unidades de saúde.

Segundo informou a coordenadora do Centro de Promoção à Saúde, Fernanda Correia, “é um número que aumenta todos os meses devido aos novos casos que vão surgindo de HIV e Hepatites”, explicou.

Ela relatou ainda que os pacientes tem atendimento médico exclusivo, com assistência de enfermagem e farmacêutica, “Contamos com médico, o Dr. Rafael Antunes que é clínico geral, com enfermeira, assistente social, técnico de enfermagem, psicóloga, biomédicos e técnicos de laboratório. O centro é referência na região”. O CPS atende toda a microrregião; como Ibiaí, Várzea da Palma, Lassance, Buritizeiro, Ponto Chique, Santa Fé de Minas e Pirapora.

“Hoje é o dia D mundial da luta contra a AIDS. Portanto, faça o teste regularmente, use a prevenção e lembre-se: ter o vírus hiv não é ter AIDS. A campanha também tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção, assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV e as demais IST’s, em consonância com os princípios do SUS”, concluiu a coordenadora.