SEMINÁRIO DE ATUAÇÃO EM REDE É REALIZADO PELA PREFEITURA DE PIRAPORA

Publicado em: 30 de novembro de 2023
Publicado por: Anna Carolina Palma

A Prefeitura Municipal de Pirapora através da Secretaria da Família e Políticas Sociais (SEFAM), junto com o Centro de Referência da Mulher (CREMP) realizou o seminário Atuação em Rede de Apoio, Atendimento e sua Importância ao Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

O evento teve objetivo de fazer refletir sobre a efetividade do trabalho e os caminhos a serem percorridos para aprimoramento da rede. O seminário faz parte da programação dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulher. A vice-prefeita e secretária Anamaria Burle, falou sobre a importância de atuar em Rede e citou a criação da Rede Barranqueira de Apoio às Mulheres, um avanço para o município na luta contra violência.

“A melhor forma de enfrentar a violência é informar e orientar a mulher. Mostrar para elas o seu valor e não fazemos isso sozinhos, precisamos da saúde, educação, câmara municipal, jurídico, ministério público e todas as instituições. Por isso a importância de trabalhar em rede para que juntos possamos trilhar esse caminho contra a violência” falou Anamaria.

O prefeito de Pirapora, Alex Cesar, participou do evento e falou sobre a importância de lutar contra os diversos tipos de violência e abusos de meninas e mulheres, ele também falou sobre as melhorias no atendimento às vítimas de violência.

“Nós estamos com um projeto para unificar em um local a delegacia da mulher, junto com o Cremp, pois quando se fala de violência, a mulher é a vítima na maioria delas. Nós precisamos fortalecer essa rede e as politicas publicas que apoie e atenda as piraporeses. Estamos vivendo um momento muito delicado e hoje eu afirmo que Pirapora está lutando contra a pedofilia e vamos deixar como legado um governo que avançou na luta contra a violência de gênero” comentou o prefeito.

O seminário seguiu com a fala da coordenadora do CREMP, Christiane Ramos, que falou sobre os serviços ofertados pelo o equipamento e com as palestras da Renata de Cássia Amaral (educadora Social do CRDH/ Norte e Assistente Social) e J’asmily Araújo Paiva (psicóloga e coordenadora da Rede de Enfrentamento a Violência contra as Mulheres de Montes Claros). Também estavam presentes o vereador Eder Danilo, a gerente de Politicas Sociais Edna Costa, o coordenador do Centro de Referência em Direitos Humanos de Montes Claros, Jhonatan Araújo Martins.