SESAU realiza pedalada da saúde dentro da Campanha Novembro Azul

Publicado em: 27 de novembro de 2023
Publicado por: Kelly Cristina

Neste domingo (26.11)  aconteceu uma pedalada, saindo do Centro de Convenções às 7h da manhã, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Segundo a assistente social do Setor de Oncologia, Priscila Miranda, “quando há alguma suspeita ou aparece algum sintoma, o paciente é encaminhado para o tratamento de alta suspeição dentro do próprio município, onde o oncologista vem uma vez no mês para atender casos suspeitos, confirmar ou não o diagnóstico, e iniciar ao tratamento. Se caso o paciente já tiver uma confirmação por meio de uma biópsia, ele é encaminhado via TFD (Tratamento Fora do Domicílio) para o Hospital Santa Casa ou para o Hospital Dilson Godinho (HDG). É o setor de TFD que realiza os agendamentos de viagens para consultas, exames e tratamento de saúde de acordo com cada caso”, informou Priscila Miranda.

Ela também ressaltou que, em média foram cadastrados no total geral 589 pacientes no município, e desse número, 128 homens receberam o diagnóstico do câncer de próstata em Pirapora. Os exames também podem ser feitos no CEAE (Centro Estadual de Atenção Especializada em Pirapora), ainda em alguns consultórios particulares, ou também pela Fundação Dr. Moisés Magalhães Freire.