Nova onda de calor chega em Pirapora

Publicado em: 10 de novembro de 2023
Publicado por: Anna Carolina Palma

A Prefeitura de Pirapora, através da Defesa Civil faz um alerta para a região norte do estado, informando sobre uma onda de calor prevista para durar até o dia (16/11), além disso, a situação favorece o aumento dos riscos de focos de queimadas, desconfortos térmicos e má qualidade do ar.

A Defesa Civil estadual esclarece que as ondas de calor são eventos meteorológicos caracterizados por um período de temperaturas extremamente elevadas em uma região geográfica específica, excedendo as médias esperadas para a estação. Esse fenômeno meteorológico ocorre devido a uma combinação de fatores, incluindo alta pressão atmosférica, bloqueio de padrões de vento e influências climáticas globais.

Confira abaixo algumas orientações para se manter seguro enquanto estivermos na onda de calor:
• Hidratação adequada: beba bastante água regularmente, mesmo se não sentir sede. Evite bebidas alcoólicas e cafeinadas.
• Mantenha-se fresco: procure abrigos com ar-condicionado ou locais mais frescos durante as horas mais quentes do dia. Use roupas leves e proteja-se do sol.
• Verifique pessoas vulneráveis: esteja atento ao bem-estar de crianças, idosos e pessoas com condições médicas crônicas. Eles podem precisar de assistência adicional.
• Evite atividades excessivas ao ar livre: reduza a exposição ao sol e evite atividades físicas extenuantes durante o período de calor intenso.
• Use protetor solar: aplique protetor solar e use roupas de proteção quando sair ao ar livre.
• Comunique-se: mantenha contato com amigos e familiares, verificando regularmente o estado de saúde de pessoas vulneráveis, mesmo à distância.
• Saiba como resfriar o ambiente: use ventiladores, resfriadores evaporativos e/ou cortinas para manter a temperatura interna mais amena.
• Procure assistência médica se necessário: se alguém apresentar sintomas de hipertermia, desidratação ou insolação, procure assistência médica imediatamente.