Construindo pontes para um futuro mais justo

Publicado em: 20 de outubro de 2023
Publicado por: Larissa Rocha

O Conselho Municipal de Promoção à Igualdade Racial (COMPIR), empossado na última quarta-feira (19/10), surge impulsionando o município de Pirapora a abraçar a diversidade e a equidade racial.

Este órgão de caráter permanente, consultivo e deliberativo, abraça a missão de propor políticas que promovam a igualdade racial, com foco nos grupos étnicos minoritários das populações negra, indígena e cigana. Seu compromisso é claro: combater as barreiras da discriminação étnica, social e racial, reduzir as desigualdades nas esferas social, política e econômica, e ampliar a participação das comunidades raciais em todo o processo.

O COMPIR é composto por doze membros titulares e doze suplentes, representando tanto a sociedade civil como o poder público municipal. Essa paridade é fundamental para assegurar que vozes de todos os setores tenham assento à mesa, criando um espaço de diálogo inclusivo e eficaz.

A lei que deu vida a este conselho foi resultado da mobilização popular e proposta na Câmara Municipal pelo vereador Eder Danilo. “Essa é uma conquista dos povos originários, dos povos negros que construíram nossa cidade e uma conquista de todos nós. Agradecemos a gestão municipal pelo esforço na instauração desse conselho de representatividade na luta pela igualdade racial”, ressalta a ativista Isabela Gomes.

O prefeito Aléx Cesar celebra esse importante marco em nossa jornada rumo a uma sociedade mais justa e igualitária: “Nossa gestão se compromete a promover o respeito à diversidade da população piraporense. Unidos, estamos construindo pontes para um futuro onde a igualdade racial seja uma realidade, não um sonho distante. Abrace esta causa, participe, e junte-se a nós na construção de um Pirapora mais inclusivo e diverso”.