Integração e tecnologia para um município mais seguro

Publicado em: 4 de outubro de 2023
Publicado por: Larissa Rocha

A Guarda Municipal de Pirapora está vivenciando uma transformação notável em seu papel na promoção da segurança na cidade, graças a um conjunto de investimentos estratégicos que abrangem tecnologia, capacitação dos servidores, organização do fluxo de atendimento e integração com o sistema SINESPCAD.

Com as câmeras de vigilância instaladas nos setores, a Central de Controle e Monitoramento da Guarda Municipal (CECOM-GCM) acompanha e direciona as equipes de patrulha para resolver incidentes assim que eles ocorrem, de acordo com a complexidade de cada situação. Essa estrutura tem possibilitando uma resposta ágil às ocorrências, através de cada grupamento da GCM. Foi o caso da ocorrência atendida pelo Grupamento Operacional Especial (GOE-GCM) na madrugada do último domingo (01/10), na escola municipal do Bairro Aparecida.

Além disso, a capacitação contínua dos servidores tem sido uma prioridade. A Guarda Municipal de Pirapora buscou parcerias com outros municípios para realização de treinamentos, preparando cada servidor da segurança pública municipal para lidar com uma variedade de situações, desde o atendimento ao público até a resolução de conflitos complexos.

A integração com o sistema SINESPCAD tem sido essencial, pois qualifica o trabalho dos servidores e reúne informações sobre ocorrências, proporcionando à Guarda Municipal de Pirapora colaborar de forma mais estreita com outras forças de segurança, resultando em atendimentos mais eficazes e resolução de crimes mais rápidas.

O Comandante Jeferson Moura expressa sua satisfação com os resultados alcançados: “Nossa visão é transformar Pirapora em uma cidade mais segura e acolhedora. Os investimentos, por parte da gestão e dos próprios servidores da Guarda são fundamentais. Estamos comprometidos em servir nossa comunidade da melhor maneira possível.”

Para fortalecer ainda mais o compromisso com a segurança comunitária, a Guarda Municipal de Pirapora disponibiliza o número 153 como canal de contato direto com a população, convocando os cidadãos do município a colaborar ativamente com o bem-estar coletivo.

Essa parceria é fundamental para promover uma cidade mais segura e para garantir que nossa atuação seja cada vez mais voltada para atender às necessidades da comunidade. Juntos, podemos construir um ambiente mais seguro e acolhedor para todos os moradores de Pirapora”, reforça o comandante.