Programa Descubra comemora um ano de implantação

Publicado em: 28 de setembro de 2023
Publicado por: Anna Carolina Palma

A Prefeitura de Pirapora, através da presença do prefeito Alex Cesar participou da comemoração do 1° ano da implantação do Programa Descubra na Câmara Municipal de Buritizeiro.

Fruto de uma cooperação interinstitucional inédita, que congrega esforços de 11 órgãos e instituições federais, estaduais e municipais, o Programa Descubra! promoveu o acesso de adolescentes e jovens entre 14 e 21 anos, em condição de vulnerabilidade social, a programas e cursos de qualificação profissional.

Participaram do encontro os representantes dos municípios de Pirapora, Buritizeiro e Jequitaí, pois o programa é uma ação da comarca de Pirapora que envolve outras cidades. Representando Pirapora, estavam presentes na solenidade o prefeito, Alex Cesar, a vice e secretária da Família e Políticas Sociais, Anamaria Burle, o secretário de Desenvolvimento Econômico Agricultura Emprego e Renda, Hélio Junior e o presidente da câmara de Pirapora, Maurisin.

O Prefeito de Pirapora, Alex Cesar falou sobre a importância dessa parceria com o ministério público:

“Estamos lidando com a parte mais vulnerável dos problemas sociais que nós temos, que é a juventude. Temos trabalhado com uma rede que vem dando certo. Nós, em conjunto com o Ministério Público temos essa preocupação, pois a vulnerabilidade que essas pessoas se encontram pode ser por falta de políticas sociais que atendam essa necessidade. Temos plena consciência que só se constrói politicas públicas eficientes em parcerias, por isso agradecemos ao Ministério Público e as demais instituições parceiras por esse programa de sucesso”, comentou o prefeito.

A promotora de Justiça da Vara da Infância e Juventude e presidente do comitê da Comarca de Pirapora do Programa de Incentivo a Aprendizagem de Minas Gerais – Descubra, Dra. Ana Flávia Amorim; apresentou os dados do primeiro ano de projeto, concluindo com vídeos com depoimentos e agradecimentos e fotos das ações prestadas na construção de um futuro melhor para os jovens envolvidos.

Na conclusão dos trabalhos, o Comitê do projeto Descubra parabenizou todos os presentes e certificou os apoiadores, como: SENAI Pirapora, SEST SENAT Pirapora, SEBRAE,  Minasligas , Liasa, Grupo Rima e os prefeitos Alexandro Costa Cesar (Pirapora), Eldimá Caldeira Benfica (Jequitaí) e  Pedro Henrique Soares Braga (Buritizeiro).