Marco histórico para a Cultura de Pirapora, 1ª Conferência Municipal garante mais transparência e acessibilidade

Publicado em: 18 de setembro de 2023
Publicado por: Jornalista Hebert Vinicius

A 1ª Conferência Municipal de Cultura foi realizada pela Prefeitura de Pirapora, via Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (SEJUC), na noite da última sexta-feira (15/09), no Centro de Convenções. O inédito evento oportunizou a aprovação do Plano Decenal do segmento e foram eleitos os delegados, que vão representar o Poder Público e a Sociedade Civil na Conferência Estadual da Cultura.

Aberta com a apresentação dos alunos da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida e apresentação do Coral Vozes do Velho Chico, a Conferência teve em sua mesa de honra, o prefeito Alex César, o secretário de Cultura, Alan Gitirana, os vereadores Tom e Antônio Marcelo, o gestor do Circuito Turístico Guimarães Rosa, Marco André Malaquias, Adélio Brasil, diretor Municipal de Cultura e o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Rafael Ferreira de Oliveira.

“Estamos muito satisfeitos por esse marco importante para a Cultura de Pirapora, que representa a seriedade e o comprometimento que a nossa gestão vem tendo com esse aspecto que é uma das maiores forças de Pirapora e sua gente. Ao envolver a sociedade civil, estamos proporcionando mais transparência na gestão cultural e, sobretudo, mais organização e acessibilidade às políticas públicas para todos aqueles que se engajam com a Cultura”. Discursou o prefeito Alex César.

Após a leitura do Regimento Interno da Conferência, foi ministrada a palestra pelo diretor de Cultura e Patrimônio da cidade de Pompéu, Hugo de Castro Machado, assim tematizada: “Democracia e Direito à Cultura”. Logo em seguida, os participantes tiveram a oportunidade de apreciar a proposta de cronograma do Plano Municipal de Cultura, antes da formação dos grupos de trabalho e a eleição dos delegados que vão representar o município na Conferência Estadual. No encerramento dos trabalhos, as dezenas de conferencistas foram convidados para prestigiar a Feirinha de Arte e Cultura, que foi montada no Centro de Convenções, especialmente para enriquecer a programação do evento.

De acordo com a SEJUC, após todas essas ações viabilizadas pela conferência, os próximos passos a serem dados são a preparação e elaboração dos editais para a regulamentação das leis Paulo Gustavo (LPG) e Aldir Blanc 2, além da criação e oficialização do Fundo Municipal da Cultura, o qual vai viabilizar o recebimento e a gestão dos recursos a serem recebidos pelas supracitadas leis de incentivo.