Balanço positivo: comércio e público confirmam sucesso da Festa do Sol

Publicado em: 14 de setembro de 2023
Publicado por: Ascom

Realizada pela Prefeitura de Pirapora, EMUTUR e Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Cultura (SEJUC), a “Festa do Sol” conquistou definitivamente Pirapora e região. Na enquete popular do site Pirapora News, 77% de 3.120 internautas consideraram a Festa do Sol o principal evento da cidade na atualidade. Outros 12% preferem o Encontro Nacional dos motociclistas e 11% o tradicional Carnaval.

Na edição 2023 da festa, a organização geral e o sistema de segurança da PM confirmaram dois recordes de público na orla fluvial: 32 mil pessoas no show de Bell Marques (tarde de sexta, 7/09) e 47 mil pessoas no show de João Gomes (noite de sábado). No total, 4 atrações nacionais, 20 shows de artistas locais e regionais nos palcos I e II da orla e no palco da Praia do Areião.

Mobilizados e reforçados, o policiamento militar e civil, corpo de bombeiros, guarda civil municipal, brigadistas e seguranças particulares não registraram nenhuma ocorrência de maior gravidade no circuito da festa, ao longo do feriadão. A praia do “Velho Chico”, com quiosques movimentados e salva-vidas de prontidão, também recebeu um grande fluxo de banhistas e visitantes.

Economia e investimento

O setor de comércio e serviços também confirma o sucesso da Festa do Sol 2023. O levantamento realizado pela EMUTUR apontou 80% de ocupação na rede hoteleira; aumento médio de 85% nas corridas dos motoristas de aplicativo, mototaxistas e taxistas; e um acréscimo de 40% nas vendas de quiosques, bares, restaurantes, lanchonetes e postos de combustíveis, no centro da cidade.

Para a maioria dos empresários, “o público está se acostumando com a proposta de shows musicais mais cedo, o que reflete em mais gente saindo de casa, maior consumo e faturamento extra no comércio”. Paralelamente, 50 barracas de bebidas e alimentação (sem nenhum custo cobrado dos trabalhadores) foram credenciadas pela Prefeitura para funcionar na orla fluvial, durante a festa.

Na estimativa geral, a Festa do Sol rendeu um aquecimento em torno de R$ 9 a 11 milhões, gerando centenas de postos de trabalho diretos, indiretos, temporários e informais. “O investimento da Prefeitura na organização e estruturação do evento reflete no turismo, no faturamento das empresas, na geração de empregos e também na valorização dos nossos artistas locais”, avaliou o Prefeito Alex César, destacando que a Festa do Sol já está se tornando uma tradição de significativo sucesso em Pirapora.