Pirapora é destaque estadual e nacional ao sediar competições de esportes especializados

Publicado em: 13 de setembro de 2023
Publicado por: Jornalista Hebert Vinicius

Depois de décadas, Pirapora voltou a ser sede de importantes competições, a nível estadual e nacional, de esportes especializados. Graças ao trabalho da Prefeitura, via Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (SEJUC), a cidade recebeu, no último final de semana (09 e 10/09), a disputa da 3ª Etapa do Campeonato Mineiro de Canoagem e da Copa Brasil de SuperCross, além da competição de corrida e caminhada do Circuito das Cidades.

Segundo a SEJUC, as atrações só foram viabilizadas graças à estrutura garantida pela Gestão Ação e Reconstrução para os organizadores, ao envolver também o suporte e assistência de outras secretarias como Saúde e Infraestrutura, além do SAAE e Guarda Municipal. Especialmente no caso do SuperCross, que voltou a ter uma etapa nacional competida em Pirapora depois de 20 anos, o comprometimento da equipe da Secretaria de Infraestrutura foi fundamental. O resultado do trabalho, para a construção da pista de competição, foi muito elogiado pela maioria dos 200 pilotos que disputaram a Copa Brasil de Supercross (oriundos de outras cidades do país) que transmitiram emoção e adrenalina ao público, presente nos treinos e provas no sábado e domingo.

Na prova da elite mineira de canoagem, na manhã do domingo, mais de 28 anos depois da última realizada no município, os 30 canoístas envolvidos, na disputa da 3ª Etapa do Campeonato Mineiro de Canoagem, tiveram todo o suporte de segurança e assistência da Secretaria de Saúde e de outros parceiros, como o Corpo de Bombeiros. Os participantes (que representaram as São Gonçalo do Abaeté, Entre Rios de Minas, Pirapora, Buritizeiro, Patos de Minas, Porteirinha, Antônio Carlos e Barbacena) fizeram descidas em um trecho do Rio São Francisco, exclusivamente preparado e monitorado por profissionais capacitados para situações de resgate e socorro.

Composta por categorias que reuniram adolescentes à idosos, o Circuito das Cidades levou para a Avenida Salmeron cerca de 200 atletas para o trajeto de 5 km de corrida (150 corredores) e caminhada (50 atletas), margeando o Rio São Francisco, no início da manhã do domingo (10/09). Na disputa da corrida, os atletas representarem as cidades de: Pirapora, Sete Lagoas, Belo Horizonte, Três Marias, Inimutaba, Corinto, Curvelo, Montes Claros, Uberlândia, Contagem e Bocaiuva, os participantes contaram com o trabalho da equipe de limpeza da Prefeitura e dos servidores da Guarda Municipal, para um trânsito e fluxo mais seguro.