Prefeitura de Pirapora dá posse aos membros do Conselho de Políticas Culturais

Publicado em: 24 de agosto de 2023
Publicado por: Jornalista Hebert Vinicius

Em solenidade na Prefeitura de Pirapora, na tarde desta quarta-feira (23/08), foram empossados os membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), criado pela primeira vez na história da cidade. A proposta do novo órgão coletivo é, dentre outras funções, garantir a participação do poder público e da sociedade civil na elaboração e fiscalização das políticas públicas voltadas para a Cultura da cidade.

Representando o prefeito Alex César, a vice-prefeita Anamaria Burle deu início à sessão de posse, parabenizando os pioneiros membros, destacando a importância deste conselho. “Poderemos trabalhar de uma maneira ainda mais transparente, acessível e sustentável as políticas públicas específicas, expandindo as parcerias entre a Gestão Pública e as organizações, entidades representativas, artistas e profissionais da área da Cultura”.

O vereador Antônio Marcelo, que representou o Poder Legislativo, lembrou que assim que o projeto que oficializa a criação do conselho foi enviado à Câmara, a proposta foi imediatamente acatada por todos os legisladores. “Esse é um momento de coroação de todas essas pessoas que estão sendo empossadas, que de forma direta ou indireta lutam pela cultura piraporense. Que seja uma jornada de muito trabalho em prol das nossas tradições, talentos e profissionais”. Discursou o vereador.

Devendo atuar no biênio 2023/2025, o CMPC tem como próximo passo a reunião no dia 28 de agosto, para a explanação e aprovação do Regimento Interno do órgão. Para Alan Gitirana, secretário de Cultura, novas ações pioneiras que serão desenvolvidas vão consolidar o protagonismo cultural de Pirapora. “Já estamos preparando a 1ª Conferência Municipal de Cultura, que será realizada no dia 15 de setembro. Vale salientar que essa comissão também vai trabalhar em conjunto com a SEJUC, na mobilização e no planejamento deste evento que será o ponto de partida para uma nova era da Cultura Municipal”. Revelou o secretário.

Confira a composição do CMPC (2023 a 2025):

Da Administração Pública Municipal: 2 (dois) representantes titulares e suplentes da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Cultura – SEJUC

Titular: Adélio Brasil Filho / Suplente: Dinalva Ramos Duarte

Titular: Alain Jefferson Oliveira Gitirana / Suplente: Leidiane Gonçalves da Fonseca

1. b) 1 (um) representante titular e suplente da Secretaria Municipal de Educação – SEMED

Titular: Ângela Maria Machado Bessa / Suplente: Renata Aparecida Alves Gomes

1. c) 1 (um) representante titular e suplente da Secretaria Municipal da Família e Políticas Sociais – SEFAM.

Titular: Marco Aurelio Oliveira de Almeida / Suplente: Carla Valeria Soares Vita

1. d) 1 (um) representante titular e suplente da Empresa Municipal de Turismo – EMUTUR

Titular: Elaine Ramos Mourão / Suplente: Daniele Cristina Entreportes Silva

1. Da Sociedade Civil:

1 (Um) representante titular e suplente da área musical;

Titular: Jander José dos Santos Saraiva / Suplente: Inácio César Santana Bessa

1. b) 1 (Um) representante titular e suplente da área teatral, folias e danças

Titular: Maria Madalena de Almeida Raposo / Suplente: Erasmo Carlos Passos

1. c) 1 (Um) representante titular e suplente da área de artes visuais e artesanato local;

Titular: Paulo Junio Pereira / Suplente: Bonifácia Pereira dos Santos

1. d) 1 (Um) representante titular e suplente da área da cultura popular, folclore e tradição;

Titular: Maria Giovana Lopes Dumont / Suplente: Elaine Sibely de Oliveira

1. e) 1 (Um) representante titular e suplente da área da literatura.

Titular: Rafael Ferreira de Oliveira / Suplente: Maria Sóter Vargas