Prefeitura realiza capacitação sobre Revelação Espontânea

Publicado em: 10 de agosto de 2023
Publicado por: Anna Carolina Palma

A Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria da Família e Políticas Sociais (Sefam), realizou na tarde de terça – feira, 08/08, a abertura da capacitação com o tema “Revelação Espontânea”.

A A lei 13.431/2017 reconhece a Revelação Espontânea, um relato feito pela vítima ou testemunha de violência de forma espontânea a um profissional ou a qualquer pessoa de sua confiança, independentemente de sua formação ou especialidade. Nesse contexto é entendido a importância da rede se qualificar para acolher, proteger e garantir segurança para crianças e adolescentes.

O evento contou com a presença dos representantes das escolas municipais, estaduais e privadas, profissionais de saúde, segurança e ministério público, também estavam presentes o presidente da câmara Maurisim e o vereador Tom (Miltom). A vice-prefeita e Secretaria da Família e Políticas Sociais, Anamaria Burle, mobilizou o encontro através de sua secretaria. Ela falou sobre a importância de capacitar as equipes para que estejam qualificadas.

“Nós estamos representando essa rede de enfretamento, não é fácil, é um tema difícil, mas precisamos enfrentar e amenizar a dor e sofrimento das crianças. Nosso objetivo é fortalecer essa equipe para que ela não se cale diante da violência, cada um que está presente aqui é peça fundamental dessa luta” comentou Anamaria.

O Prefeito de Pirapora Alex Cesar participou do evento e frisou a importância da chamada “política invisível” da qual as capacitações fazem parte, pois o impacto positivo acontece no seio familiar.

“É um tema de muita relevância para todos nós e essa capacitação vem para impedir a revitimização, pois a escuta precisa ser segura, sigilosa e especializada. Essa ação é estruturadora e chega dentro da casa da pessoa e trabalha com a família o que é muito mais importante” finalizou o prefeito.