IEPHA finaliza projeto executivo de reforma e Prefeitura assume obra do Vapor

Publicado em: 31 de julho de 2023
Publicado por: Vinicius Barreto

Em entrevista coletiva à imprensa, ocorrida na manhã de hoje, 31/07, no seu gabinete, o prefeito de Pirapora, Alex Cesar confirmou o recebimento do projeto executivo de conclusão da reforma/restauração do Vapor Benjamim Guimarães. Após quase três meses de atraso, o projeto finalmente foi enviado à prefeitura pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA-MG).

Ao lado da Vice-prefeita Anamaria Burle; do Presidente da Câmara municipal, João Maurício Silva (Maurisim); do Secretário municipal de Obras e Projetos, Luciano Rodrigues; e do Presidente da EMUTUR (Empresa Municipal de Turismo), Elton Jackson; o prefeito Alex Cesar esclareceu e detalhou os procedimentos legais para início imediato do processo de licitação e contratação da empresa (dentro de 60 dias) que assumirá a execução e conclusão da obra.

Recursos próprios do município

“Decidimos não mais esperar por recursos governamentais e o município assumirá o custo final dessa reforma (quase R$ 3 milhões), contando com a parceria e acompanhamento do Ministério público estadual (MPMG)”, comentou o Chefe do Executivo. “Mais uma vez lembramos que tudo isso é resultado de um projeto básico mal feito e inconclusivo, no final do ano de 2020, causando todos esses transtornos, interferências e longas negociações”, disse Alex.

“O primeiro objetivo é concluir a reforma do casco. Depois, colocar a embarcação flutuando. Após sua completa recuperação, recolocá-la em plenas condições de navegabilidade, retomando seus eventos culturais e passeios turísticos no Rio São Francisco em conformidade com todas as atuais exigências técnicas, normas de segurança e procedimentos operacionais dos órgãos responsáveis”, explicou o Presidente da EMUTUR, Elton Jackson.

Nem restaurante, nem museu…

“A volta do Vapor Benjamim Guimarães à navegação é considerada prioridade pela nossa Administração. A população não quer ver essa embarcação tão simbólica (única no mundo, com 110 anos de existência, principal atrativo turístico no Vale mineiro do São Francisco) transformada em restaurante ou museu. Quer ver o barco de volta às águas, recebendo a sinfônica jovem, atraindo turistas de todos os lugares e reaquecendo a economia local”, concluiu o prefeito piraporense.