SEJUC implementa Sistema Municipal de Cultura

Publicado em: 28 de julho de 2023
Publicado por: Kelly Cristina

A SEJUC, Secretaria Municipal de Juventude e Cultura, iniciou em meados do mês de abril o processo de implementação e desenvolvimento do Sistema Municipal de Cultura.
O Sistema Municipal de Cultura ou SMC, tem como objetivo formular e implantar políticas públicas de cultura, de forma democrática e permanente, pactuada com a sociedade civil e com os demais entes da federação, promovendo o desenvolvimento, humano, social e econômico, com pleno exercício dos direitos culturais.
Em Pirapora o processo teve seu princípio através da aprovação do projeto de Lei que cria e delibera sobre o SMC.
Sequenciando a ação o próximo passo prevê a eleição e posse do Conselho Municipal de Políticas Culturais, e a criação do Fundo Municipal de Cultura.
Simultaneamente estará acontecendo junto aos coletivos, cidadãos e trabalhadores culturais, oficinas participativas para construção das metas e ações a constituírem o Plano Municipal de Cultura.
A Conferência Municipal de Cultura deverá ocorrer no próximo dia 23 de agosto de 2023, com a programação a ser publicada.
Para compreender melhor todos os processos, apresentamos um fluxograma do Sistema Municipal de Cultura.

O  Plano Municipal de Cultura ou PMC, tem caráter decenal,  e deverá ser um instrumento de planejamento estratégico que organiza e norteará a execução da Política Municipal de Cultura na perspectiva do Sistema Municipal de Cultura.