Participação popular para construção do Plano Municipal de Cultura

Publicado em: 26 de julho de 2023
Publicado por: Kelly Cristina

A Prefeitura de Pirapora por meio da SEJUC realizou nesta segunda-feira (24), no Centro de Convenções, o processo participativo para construção do Plano Municipal de Cultura de Pirapora. O Plano Municipal de Cultura ou PMC, tem caráter decenal e deverá ser um instrumento de planejamento estratégico com o objetivo de organizar e nortear a execução da política na perspectiva do Sistema Municipal de Cultura.

Conforme explicou o diretor de Patrimônio Cultural da Prefeitura de Pirapora, Adélio Brasil, “o plano promoverá a igualdade de oportunidades e a valorização da diversidade das expressões e manifestações culturais”. Ele reforçou também, a importância da participação dos artistas e gestores culturais na conferência sobre o assunto, que está prevista para acontecer no dia 23, no Centro de Convenções.

Entre os temas discutidos, e as metas para a construção do plano estão; a criação da Casa de Cultura no prédio da Rede Ferroviária, reforma, iluminação e valorização das obras públicas e editais voltados para a manutenção estrutural dos espaços culturais. A garantia de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais a todos os espaços públicos destinados a cultura e outras ações de formação e aperfeiçoamento cultural, valorização, preservação e salvaguarda do patrimônio cultural. Modernização da estrutura e de equipamentos culturais públicos, fomento, gestão e criação de redes de parcerias culturais.

Para democratização do processo de construção do Plano Municipal de Cultura, além das oficinas presenciais, está sendo direcionado a comunidade piraporense, coletivos e classe artística e cultural, formulários em formato de “google forms” e “word”. Em breve, o formulário ficara disponível no site da Prefeitura Municipal, e qualquer cidadão poderá fazer sugestões para a construção deste processo.

O Sistema Municipal de Cultura – SMC integra o Sistema Nacional de Cultura, e se constitui no principal articulador, no âmbito municipal, das políticas públicas de cultura, estabelecendo mecanismos de gestão compartilhada com os demais entes federados e a sociedade civil.