Prefeitura em parceria com Instituto Cairo realiza a I Capacitação da Rede Municipal de Proteção da Criança e do Adolescente

Publicado em: 21 de julho de 2023
Publicado por: Kelly Cristina

Nos dias 20 e 21 de julho, nos períodos da manhã e tarde está sendo realizado o curso de Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência, promovido pela Prefeitura de Pirapora por meio da Secretaria da Família e Políticas Sociais em parceria com o Instituto Cairo.

A formação presencial é ministrada pelo docente Me. Rudnei Beltrame que esclareceu o procedimento de escuta especializada e de qual forma ela deve ser realizada, por profissionais da rede de proteção devidamente qualificados. Este curso tem como objetivo qualificar gestores, profissionais de saúde, educação e assistência social sobre os conhecimentos das políticas sociais e a definição do papel de cada um nesse processo, para melhor atuar e atender crianças e adolescentes em situação de violência.

“Segundo a Lei 13.431/2017, por meio do debate e da qualificação, podemos construir uma atuação pautada no compromisso com o desenvolvimento, bem-estar e a proteção de crianças e adolescentes, com a articulação do sistema de garantia de direitos. É importante ressaltar que, mesmo não sendo revelado o abuso, se o profissional inserido na rede de proteção constatar sinais e sintomas de que a criança está sofrendo algum tipo de violência, serão tomadas as providências necessárias para a garantia dos direitos”, destacou o coordenador do curso, Rudnei Beltrame.

“Este curso é um marco desta gestão. Pela primeira vez os técnicos da secretaria da Família, Saúde, Educação e da Fundação, estão participando do curso de Escuta Especializada da criança e adolescente que sofreu uma situação de violência. E isso é muito importante para que o profissional tenha uma relação mais acolhedora e não invasiva, respeitando o tempo de elaboração da situação traumática, evitando a revitimização e o descrédito da fala da vítima, que configura como sendo uma segunda violência”, explicou a vice-prefeita, Anamaria Burle.

Estão participando do curso os profissionais da SEFAM – Secretaria da Família e Políticas Sociais, da SESAU- Secretaria de Saúde de Pirapora, da Fundação Hospitar Dr. Moisés Magalhães Freire e SEMED – Secretaria Municipal de Educação.