Com o apoio da SEMED, Programa Educação e Família promove inclusão e oportunidades para a comunidade da Escola Dona Cândida no Cícero Passos

Publicado em: 5 de julho de 2023
Publicado por: Jornalista Hebert Vinicius

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), além das melhorias contínuas na qualidade dos serviços e na estrutura da Rede Municipal de Ensino, também se consolida como um importante parceiro para a inclusão social e a promoção de oportunidades. No último sábado (01/07), a Escola Municipal Dona Cândida Mendes Álvares, no Bairro Cícero Passos, foi o espaço para o desenvolvimento do Programa Educação e Família, que atraiu inúmeras pessoas.

A iniciativa do Ministério da Educação e Cultura (MEC) “tem por finalidade fomentar e qualificar a participação da família na vida escolar do estudante e na construção do seu projeto de vida, com foco no processo de reflexão sobre o que cada estudante quer ser no futuro e no planejamento de ações para construir esse futuro”.

Sendo assim, foi realizado na escola o “Dia de quem cuida de mim”, um momento de valorização das pessoas que cuidam das crianças, uma vez que os arranjos familiares na atualidade são diversos. A comunidade atendida participou de diversas atividades: passeio ciclístico, ações de beleza e cuidado (em parceria com o Instituto Mix), corte de cabelo masculino, manicure e pedicure, maquiagem, tratamento de pele, designer de sobrancelhas, e penteados (com Ketlen e Dona Maria).

Também foram parceiros importantes a Secretaria de Saúde, com aferição de pressão, vacinação e teste de glicemia; a Secretaria de Desenvolvimento (SEDEARE) na inscrição e regularização de CPF, emissão da carteira digital, regularização do CPF e acesso às vagas do SINE; e a SEFAM, com o CRAS do bairro São Geraldo que disponibilizou orientações sobre os benefícios sociais e as ações de acolhimento das famílias. A programação contou ainda com ginástica, palestra e plantão psicológico.

Para a diretora da unidade, Luciene Almeida dos Santos, “as ações planejadas visam, além de atender aos objetivos do programa, estreitar os laços entre família e escola em busca de melhorar a qualidade da educação, do processo formativo dos estudantes, bem como do seu projeto de vida. Agradecemos a todos que foram parceiros e que participaram deste dia tão importante para a nossa comunidade”.