Em Pirapora, população tem acesso gratuito ao transporte público

Publicado em: 6 de junho de 2023
Publicado por: Ascom

O atual prefeito garantiu, inclusive, que irá aumentar as linhas e rotas para ampliar o benefício.

Pela primeira vez nos 111 anos de história do município de Pirapora, às margens do rio São Francisco, no norte do Estado, moradores e turistas têm condições de acesso gratuito ao transporte público na cidade. O que antes pagavam em média de R$ 3,80, hoje, têm condições em trafegar pela cidade sem pagar nada.

Tudo começou com o incômodo que o atual prefeito, Alex César, sentia em assistir os ônibus “cheios” e com tarifa alta (em consequência, inclusive, do aumento dos valores dos combustíveis). “Determinei, desse modo, agilidade no processo licitatório para garantir a população, sobretudo a mais carente, ônibus de graça, em todas as rotas, de segunda a sábado”. Ele confessa que muita gente, no início, ficou sem acreditar. “Hoje, é uma realidade e já estamos providenciando o aumento das rotas para ampliar, ainda mais, este benefício a todos”.

Dona Inácia Pereira da Silva utiliza o transporte diariamente para ir ao trabalho. Ela contou que com a economia, consegue comprar presentes para os netos. “Estou feliz e satisfeita. Tomara que não acabe”, indagou.

A Comissão Permanente de Licitação (CPL) afirmou que, juridicamente, o processo obedeceu ao princípio constitucional que garante a sociedade, o devido acesso ao transporte público. “De fato, todo o trabalho e a realização dos procedimentos da fase interna valeram a pena. Não há preço que pague em ver a satisfação da população em utilizar aquilo que lhe é de direito”, explicou a pregoeira e presidente da CPL, Érika Auriana Mourão Berlini. “Neste processo específico, muitas empresas de transporte participaram, de maneira eletrônica, via pregão, do processo, o que garantiu a competitividade e vantajosidade para a administração pública de Pirapora”, finalizou.

De acordo com a procuradora-Geral do município, Janielle Karoline Gomes Campos Tavares, a vontade pública do governo atual faz garantir e concretizar a boa aplicação de recursos públicos. “O que hoje é benefício, ontem foi licitação. Deste modo, parabenizo a todos envolvidos neste e em outros processos, pois sabemos que não é fácil fazer acontecer”.