Prefeitura de Pirapora reavive orgulho dos piraporenses com Desfile Festivo dos 111 anos da cidade

Publicado em: 2 de junho de 2023
Publicado por: Jornalista Hebert Vinicius

O Desfile Festivo realizado pela Prefeitura de Pirapora, em comemoração ao Aniversário de 111 anos da cidade, completados nesta quinta-feira (01/06), fez reavivar nos piraporenses e naqueles que fizeram daqui a sua casa, o orgulho desta terra, da sua história e do novo tempo de transformação que vem atravessando o município.

O hasteamento das bandeiras, conduzido pelos oficiais das forças de segurança do município em frente à Delegacia Fluvial de Pirapora, foi o primeiro ato do dia, no início da manhã, que contou com a participação especial da Orquestra Sinfônica Jovem de Pirapora e a Banda do 11º Batalhão da PMMG de Montes Claros. O prefeito Alex César, a vice Anamaria Burle, o deputado Estadual Arlen Santiago e demais autoridades do município acompanharam a solenidade, antes de seguirem para o Palanque Oficial, na Avenida Salmeron.

Na abertura do Desfile, o público presente teve a oportunidade de conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pela Gestão Ação e Reconstrução, por meio dos discursos de Arlen Santiago, Anamaria Burle, da vereadora Shirley da Oncologia e do prefeito Alex César. Ao se pronunciar, o prefeito destacou os principais feitos que estão devolvendo a esperança para o povo de Pirapora e ainda fez a assinatura de mais ordens de serviços para as novas obras anunciadas.

“Estamos fazendo o resgate de Pirapora, com muito trabalho, responsabilidade e transparência com o dinheiro público. E esse desfile também representa esse compromisso, depois de ter sido esquecido pelas gestões anteriores. Temos obras e melhorias por todas as partes da cidade, com investimentos na saúde, educação, segurança, infraestrutura e, sobretudo, na valorização do povo de Pirapora. Por tudo isso, temos a certeza de que estamos em um novo tempo, o que se torna um motivo a mais para celebrar os 111 anos desta terra. Parabéns Pirapora”. Pontuou o prefeito Alex César.

Desfile da identidade de um povo

Sob muita expectativa, por toda a estrutura preparada e a mobilização dos servidores da prefeitura, especialmente da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o Desfile Festivo foi iniciado já destacando o tema “Pirapora contada por sua gente: o desenvolvimento por meio da ferrovia”.

Os alunos das escolas municipais representaram na avenida toda a relação histórica de Pirapora com os tempos áureos da ferrovia, que ajudou a compor o seu povo, a sua cultura e a sua identidade. Na oportunidade, a Gestão Ação e Reconstrução prestou a homenagem ao senhor Alfredo José dos Santos, um dos históricos ferroviários da cidade.

Também foram representadas na avenida as corporações de segurança, autarquias, órgãos e entidades, repartições públicas, empresas e demais grupos da sociedade civil. Ao fechar o desfile, a Fanfarra do Instituto Federal chamou todo mundo para dentro da avenida, ao tocar o inconfundível samba de raiz, um dos principais elementos da cultura popular piraporense.