Mulheres que defendem e acolhem mulheres

Publicado em: 22 de maio de 2023
Publicado por: Kelly Cristina

Em caso de violência contra a Mulher, seja de qualquer natureza, procure o Centro de Referência da Mulher de Pirapora (CREMP). A violência não só tem consequências negativas para as mulheres, mas também para as suas famílias, a comunidade e o país em geral. Este tipo de violência, provoca um aumento das despesas médicas e legais, perdas de produtividade, impactando o orçamento e o desenvolvimento de um país

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), as vítimas são acometidas por quadros de ansiedade, depressão e síndrome do pânico, podendo chegar até ao suicídio. Dentre as consequências mais comuns, há o transtorno de estresse agudo, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e os quadros associados ao transtorno de humor. A manifestação de TEPT é uma das decorrentes da violência, com alto custo em termos de saúde pública.

O dia 18 de maio foi o Dia de Combate à Exploração Sexual Infantil, que é fruto da ignorância, do patriarcado, machismo e da desigualdade social. O silêncio é o maior amigo desse tipo de crime. A falta de oportunidade não pode fazer com que uma família entregue a inocência de uma criança, em troca de nenhum tipo de benefício. Em casos de violência procure o CREMP-Pirapora, este setor oferece todo apoio para a mulher, em busca do bem estar da família e da comunidade.