Prefeitura de Pirapora age rápido e implementa Plano Municipal de Segurança nas Escolas

Publicado em: 19 de abril de 2023
Publicado por: Jornalista Hebert Vinicius

A Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e em parceria com a Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, apresentou na tarde da última segunda-feira (17/04), o Plano Municipal de Segurança nas Escolas, que contém os protocolos e ações que serão padronizadas nas unidades. O objetivo foi demonstrar todos os trabalhos e investimentos feitos em aparatos para mais prevenção e segurança na comunidade escolar.

Na reunião realizada no Centros de Convenções, o prefeito Alex César e a vice-prefeita Anamaria Burle recepcionaram o juiz da Vara da Infância e Juventude de Pirapora, Carlos Renato de Oliveira Corrêa, os representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Igrejas, Conselhos Municipais correlatos e gestores da educação, além de vereadores, secretários e conselheiros tutelares.

“Perante as lamentáveis atrocidades e a onda de violência nas escolas do país, antecipamos o planejamento que já tínhamos e agimos rápido na implementação das ações de curto prazo, como também aceleramos o processo para concretizar as medidas de médio e longo prazo. Para isso, alocamos mais investimentos, mobilizamos parceiros e nos empenhamos em uma força tarefa para assegurar mais proteção e tranquilidade em nossas escolas”. Explicou o prefeito Alex César em seu discurso.

Investimentos e o envolvimento da comunidade escolar

Além da intensificação no acompanhamento das creches e escolas, por parte da Patrulha Escolar da Polícia Militar e Guarda Municipal, já foram adotadas também outras medidas de segurança, como o sistema de monitoramento por câmeras, gerenciado pela Central de Controle e Monitoramento (CECOM) da Guarda Civil Municipal (GCM), inaugurado nesta semana pela Gestão Ação e Reconstrução. Para isso, a SEMED investiu 350 mil reais na instalação das câmeras e equipamentos nas unidades.

Outra providência importante foi a antecipação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que seria desenvolvido no segundo semestre e já está sendo aplicado na Rede Municipal de Ensino, graças à parceria da SEMED com o 55º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais. Nos últimos anos, a iniciativa tornou-se fundamental para proteger e prevenir os alunos das influências negativas, desenvolvendo habilidades e conhecimento, estimulando mais segurança na comunidade escolar.

Conforme a secretária de Educação, Jacqueline Guimarães, as creches e escolas já estão passando pelas adequações necessárias em sua estrutura e serão difundidas campanhas nas unidades, para orientar alunos, profissionais e pais sobre os protocolos de segurança previstos no Plano Municipal de Segurança nas Escolas.