Presidente da EMUTUR vai à Câmara e esclarece ações para reinício da reforma do Vapor Benjamim Guimarães em 2023

Publicado em: 18 de abril de 2023
Publicado por: Ascom

Atendendo convocação do Presidente da Câmara Municipal de Pirapora, João Maurício de Souza (Mauricin), o Diretor-presidente da Empresa Municipal de Turismo (EMUTUR), jornalista Elton JacKson Gomes da Motta, esteve na reunião ordinária do legislativo, realizada ontem, 17/04. Na ocasião, o dirigente divulgou detalhes, esclareceu dúvidas, procedimentos técnicos, providências burocráticas e várias informações gerais sobre a retomada das obras de recuperação do Vapor Benjamim Guimarães.

“A gestão municipal passada não disse a verdade, pois sabia que o projeto básico contratado para reforma da embarcação estava incorreto e incompleto. Faltavam 30% dos serviços de recuperação do casco, trocas da caldeira e chaminé, salvataria, hotelaria e modificações pontuais para atender a legislação atual de navegabilidade”, frisou Elton Jackson.

“Através do esforço do Prefeito Alex César conseguimos mobilizar o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que acionou seu Centro de Antocomposição de conflitos/COMPOR, para conduzir as negociações entre Prefeitura, EMUTUR, Governo estadual e os institutos de patrimônios históricos estadual/IEPHA e nacional/IPHAN. Foram 5 reuniões ao longo de 2022 até o IEPHA-MG assumir a responsabilidade de realizar a licitação, em etapas, para reiniciar a obra do vapor”, detalhou.

Dias atrás, o órgão estadual anunciou o resultado da licitação para elaboração do projeto básico de reforma, cabendo à empresa Guahyba Consultoria e Engenharia Naval Ltda. a redefinição do projeto, suas planilhas e orçamentos (dentro do prazo de 270 dias, ao custo de R$ 241, 9 mil) necessários para finalização das obras, garantindo a capacidade de flutuabilidade e a segurança geral do Vapor, de acordo com as normas da Marinha.

? Recursos financeiros e prazos

“O Prefeito Alex César vem insistentemente cobrando do IEPHA a celeridade das obras, obtendo a garantia de que pelo menos o projeto executivo de finalização da reforma completa (30% restantes) do casco será repassado ao município dentro de 2 meses, orçada em R$ 1,5 milhão. O Prefeito já garantiu R$ 1 milhão do MPMG e está buscando R$ 500 mil junto o Governo do Estado. Caso não consiga, a Prefeitura está disposta a entrar com recursos próprios para finalizar esse serviço ainda nesse ano, antes do início do próximo período chuvoso”, explicou o Diretor. “A intenção do prefeito é finalizar a reforma do casco ainda este ano”, assegurou o dirigente da Emutur.

“Deixamos claro e reafirmamos que todo esse problema – demora e exigências burocráticas na obra do Vapor – deu-se a partir do projeto básico (incorreto e incompleto) na Administração anterior. Nossa preocupação, desde então, é concluir o projeto corretamente, para que a reforma e restauração da embarcação histórica, símbolo cultural e atrativo turístico sejam retomados em 2023 e a obra, finalmente, seja concluída”, concluiu.

Os Vereadores agradeceram os esclarecimentos feitos pelo dirigente da EMUTUR, lamentando a onda de desinformações, notícias falsas, boatos e mentiras que vem sendo propagadas entre a população e, principalmente, nas redes sociais por opositores e ‘pseudo comunicadores’. A Câmara também parabenizou os projetos, serviços e eventos conduzidos pela Empresa Municipal de Turismo desde janeiro de 2021, tornando-se um dos setores mais atuantes da Prefeitura na atualidade, conforme destacaram os vereadores Max, Itamar, Shirley e o próprio presidente Mauricinho.