Vacina bivalente está disponível para maiores de 60 anos

Publicado em: 9 de março de 2023
Publicado por: Kelly Cristina

A versão bivalente da vacina da Pfizer contra Covid-19 começou a ser oferecida para pessoas com 60 anos de idade ou mais desde segunda-feira (6), em Pirapora. A dose também está autorizada para indígenas, quilombolas, ribeirinhos e pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas; pessoas com deficiência; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP); trabalhadores e trabalhadoras da saúde.

A vacina bivalente será utilizada para reforço. O esquema básico mínimo (1ª e 2ª dose) deverá ser feito com as vacinas já existentes (monovalente).Todas as unidades de saúde oferecem o imunizante.

“A vacina bivalente é aplicada a partir de quatro meses da segunda dose ou da última dose de reforço. Quem não tiver recebido a primeira ou a segunda dose terá que iniciar o esquema vacinal com a monovalente”, explicou a enfermeira Sabrina Gitirana.

Formulada com a variante original de Wuhan e com a da ômicron, que é predominante no mundo, a versão atualizada da Pfizer apresentou em estudos maior capacidade protetora contra infecções, hospitalizações e óbitos. Em estudos clínicos em todo o mundo, a vacina se mostrou segura e eficaz. As vacinas bivalentes são capazes de imunizar contra mais de um tipo de um vírus de uma só vez.

No caso da Pfizer, previne contra a cepa original da Covid-19 e o da variante Ômicron, que é a predominante nas infecções recentes no mundo todo.

A campanha de Pirapora será dividida por etapas:

ETAPAS Grupo Prioritário
 

 

 

1ª etapa A partir de 27/02/23

70 anos e mais
Pessoas vivendo em instituições de longa permanência e

seus trabalhadores

? 12 anos vivendo em ILP E RI e seus trabalhadores
 

? 12 anos imunocomprometidos

? 12 anos indígenas
? 12 anos quilombolas
2ª etapa A partir de 06/03/23 60 a 69 anos
3ª etapa

A partir de 20/03/23

Gestantes e puérperas
4ª etapa A partir de

17/04/23

Trabalhadores de saúde
 

5ª etapa A partir de 17/04/23

? 12 anos com deficiência permanente
? 18 anos privados de liberdade
12 a 18 anos cumprindo medidas socioeducativas
Funcionários do sistema de privação de liberdade