Festival Internacional de Corais em Pirapora leva o público ao “êxtase cultural”

Publicado em: 6 de março de 2023
Publicado por: Jornalista Hebert Vinicius

Em duas noites de programações recheadas de atrações inéditas em Pirapora, o Festival Internacional de Corais (FIC 2023), realizado na sexta-feira e sábado (03 e 04/03) na Praça da Estação, representou o avivamento da cultura, a valorização das tradições e de artistas da terra e fez florescer a emoção e o encantamento no público que se fez presente. O evento, promovido com a parceria da Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria de Cultura (SEJUC), e a Maestria Arte e Cultura de Belo Horizonte, trouxe para Pirapora grandes nomes como Júlia Ribas (filha de Marku Ribas), Sérgio Pererê, Mamour Ba e Chico Lobo.

Após uma sexta-feira de grandes emoções na apresentação de Sérgio Pererê com o Coral Estúdio Freedom e com a presença marcante e potente de Júlia Ribas, no encerramento, na noite do sábado, o senegalês Mamour Ba foi ovacionado, após o seu espetáculo composto por seu talento nas improvisações e acompanhado dos filhos Cheik Ba & Djeinaba Ba e do Coral Estúdio Freedom.

Com um ambiente de total “êxtase cultural”, a última atração do FIC 2023 de Pirapora, Chico Lobo subiu ao palco e comprovou por que é considerado um dos maiores violeiros do mundo e principais difusores da cultura raiz brasileira. O mineiro de São João Del Rei levou para o público alegria mesclada de nostalgia, tocando e cantando músicas de folias, catiras, modas e toques de viola. Ele fez questão de convocar o cantor Inácio Loyola para também participar do seu show.

“A cidade de Pirapora está de parabéns por toda a riqueza cultural que tem. Especialmente, quero parabenizar o prefeito Alex César e o secretário de Cultura, Alan Gitirana, por essa sensibilidade tão rara, de se esforçarem para trazer um festival como esse, aliando todas essas atrações com os artistas locais, como o Inácio Loyola e o surpreendente Coral do Estúdio Freedom. Foi um momento único, estar aqui à beira do Rio São Francisco e participar deste evento mágico”. Pontuou o renomado violeiro.