I Simpósio sobre Violência Obstétrica em Pirapora

Publicado em: 24 de fevereiro de 2023
Publicado por: Kelly Cristina

A gravidez é um momento muito especial para a mulher e seus familiares. É um período que deve ser levado com muito cuidado e atenção. No entanto, muitas mulheres passam por experiências traumáticas neste momento. Pensando na importância dos profissionais reconhecerem os sinais de violência obstétrica, o que é, quais os tipos e exemplos, a Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora em parceria com a Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire, e com o apoio da doula e enfermeira obstétrica, Cynthia Rodrigues da Silva, iniciou no dia (23.02) o  evento: I Simpósio Violência obstétrica em Pirapora, com a presença de profissionais com vasta experiência no atendimento humanizado à gestante.

Para abordagem deste tema de grande relevância, ontem foi realizado no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS), as palestras; “A História da Obstetrícia”, mudança dos paradigmas, por Lena Rúbia Bezerra, doula e educadora perinatal.  Outro tema abordado foi: “A Violência Obstétrica” – uma relação com os direitos humanos das mulheres por Natalia Augusta de Almeida Costa, advogada, doula e coordenadora do Doula Solidária em Minas Gerais.

Estiveram presentes dentre as autoridades, o secretário de Saúde, Rafael Lana, o presidente da fundação Paulo Rogério Souza da Silveira, a diretora da Gerência Regional de Saúde de Pirapora, Tariana Diniz, a coordenadora do Saúde da Mulher de Pirapora, Sabrina Rocha, a coordenadora do CREMP, Edna Maria Soares da Costa e representando a SEFAM, a vice prefeita AnaMaria Burle.