SESAU realiza em parceria a Live Laranja: Leucemia Infantil

Publicado em: 16 de fevereiro de 2023
Publicado por: Kelly Cristina

Nesta quarta-feira, (15), a Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora realizou via Meet em parceria, a live Laranja: “Leucemia Infantil” com a Dra. Letícia Santos Soares. “A Live Laranja foi um sucesso. Agradecemos a Dra. Letícia que reforçou a importância da cultura de atenção básica no acompanhamento da criança desde o nascimento”, frisou o secretário de Saúde, Rafael Lana.

De acordo com a médica oncopediatra da Fundação Antônio Prudente (São Paulo), a Leucemia infantil apresenta um conjunto de sintomas. “Os principais sintomas são: febre persistente, ou seja, aquela febre de origem indeterminada que acontece todos os dias. É fundamental que a criança tenha um médico que a acompanhe para um melhor diagnóstico. Quando a febre representar uma doença oncológica, ela pode ser acompanhada por outros sinais de alerta que também podem aparecer, como: sangramento anormal no nariz, gengivite e dor óssea e/ou hematomas no corpo, palidez inexplicada, fadiga, linfadenomegalia, sudorese noturna, emagrecimento, prurido e irritabilidade. Lembrando que 80% dos casos podem ser curados, se descobrir o diagnóstico cedo”, explicou a Dra. Letícia Santos.