Você conhece o Centro POP?

Publicado em: 14 de fevereiro de 2023
Publicado por: Anna Carolina Palma

Atendimento humanizado e exclusivo, a Prefeitura de Pirapora possui um espaço voltado para o atendimento das pessoas que utilizam espaços públicos como moradia. Administrado pela Secretaria da Família e Políticas Sociais – SEFAM, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) está localizado na Rua Rio Grande do Norte, nº 69, no bairro Nossa Senhora Aparecida.

Eles são atendidos por Assistentes Sociais, Psicólogos, Cuidadores, Administrativo e Auxiliares de Serviços Gerais.
Os serviços ofertados, são: 4 refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar); banho e guarda pertences; acesso à documentação pessoal, como a emissão de Certidão de Nascimento e de Registro Geral (RG), e ainda são encaminhados para acesso aos Programas de Transferência de Renda (auxílio brasil).

Alguns benefícios eventuais também são concedidos de acordo com a análise de cada caso, como: auxílio passagem, aluguel social, auxílio alimento, auxílio alimentação e auxílio funeral.

A equipe técnica do Centro POP, trabalha com os usuários na perspectiva de construção de novos projetos de vida que viabiliza a saída da rua, realizam ações para a reinserção familiar e comunitária ,etc.
Promover políticas públicas que atendam todos os habitantes sem distinção, mas que olhe a necessidade individual é responsabilidade do Executivo, porém a população tem um papel importante ao orientar e tratar com respeito essas pessoas, que são invisíveis aos olhos de muitos, porém existem e necessitam de acolhimento.